Ícone do site Titi Vidal

Mercúrio retrógrado | #Astrologia #MercúrioRetrógrado

De 26 de julho a 19 de agosto de 2018 Mercúrio, planeta da comunicação, está retrógrado mais uma vez. Um planeta fica retrógrado quando aparentemente olhando pro céu, ele está caminhando na direção oposta a do Sol. Isso tem a ver com o fato astronômico de que os planetas de fato giram em torno do Sol apesar da nossa aparente sensação de que todos giram ao nosso redor. Por isso, tirando Sol e Lua, que não são planetas, todos planetas, de Mercúrio a Plutão, ficam retrógrados. E no caso do Mercúrio, que é tão rápido e está mais perto do Sol, isso acontece aproximadamente 3 vezes por ano, sempre em torno de 20 dias, ou um pouco mais.

Quando um planeta fica retrógrado, estamos na fase de revisão nos assuntos ligados àquele planeta. É hora de rever, refazer ou retomar os assuntos em questão. No caso do Mercúrio, o tema principal é a comunicação e é por isso que é hora de rever ideias, conceitos, forma de pensar e enxergar o mundo. Quando Mercúrio está retrógrado, ficamos mais propensos a mudar de ideia, especialmente nas áreas afetadas em nosso mapa astrológico. Mercúrio, que também rege assuntos do dia a dia e o nosso cotidiano em si, também traz alguns imprevistos, mudanças nos planos, situações e assuntos que mudam de rumo. No contexto coletivo, vemos muitos mal entendidos, problemas e falhas na comunicação.

Somos surpreendidos por assuntos do passado, coisas que já considerávamos resolvidas, gente que volta para nossa vida. Com Mercúrio retrógrado, percebemos mais claramente o movimento da vida, que as coisas não funcionam de forma linear, pelo contrário, é tudo ciclo, a vida é uma mandala.

Temos a chance de rever, de retomar algum projeto importante, de refazer alguma coisa, de rever planos e projetos, de reencontrar gente querida. De tirar um velho projeto da gaveta e fazer acontecer.

Geminianos e virginianos costumam ser mais afetados por serem regidos por Mercúrio. Mas isso também vale para quem tem Ascendente em um desses signos (se você não sabe seu Ascendente, pode calcular gratuitamente aqui).  Importante frisar, também, que temos os doze signos no mapa e que você tem pelo menos duas áreas de sua vida regidas por Mercúrio, e os assuntos dessas áreas sofrem essas influências, além do lugar por onde o Mercúrio está transitando nesse momento.

Para quem já nasceu com Mercúrio retrógrado, esses momentos de retrogradação costumam ser muito positivos, porque no céu ele caminha na mesma direção do seu, vale a pena aproveitar, porque são seus melhores momentos do ano em termos de assuntos de Mercúrio.

E não é pra ter medo de Mercúrio retrógrado nem dar bola pra quem diz que você não pode fazer nada enquanto ele está assim. O que você precisa é tomar mais cuidado, ter mais atenção ao que faz, mas isso devia ser sempre assim, né?

Por isso, se você já planejou antes e agora já pensou bem, pode assinar contrato, comprar carro ou imóvel. Mas leia duas ou três vezes a mais o contrato, faça tudo bem feito. O que pode acontecer, também, é que o que for começado com Mercúrio retrógrado tende a se movimentar mais nas demais retrogradações, mas 3 vezes por ano isso acontece e então também está tudo bem. No caso de quem tem Mercúrio retrógrado no mapa, por exemplo, esses são os melhores momentos para lançar um livro, abrir um negócio ou fazer um evento. (quer saber se você tem Mercúrio retrógrado no mapa natal? clique aqui)

No caso dos geminianos, por exemplo, costumo ver que é a hora que muitos deles olham para dentro e fazer ou resolvem coisas importantes para si mesmos. E é justamente por serem filhos de Mercúrio, assim como os virginianos, que estão sempre abertos a mudar de ideia, já que além de rápido, seu planeta regente vive dançando pelo céu.

O mais importante é que seja qual for o seu signo, você consiga rever suas ideias, seus projetos e aproveitar para revisar a vida como um todo, porque já que o céu está sempre em movimento, tudo sempre pode mudar. Uma boa temporada de Mercúrio retrógrado pra todos nós, e se quiser saber mais, veja o vídeo abaixo (conto como ele vai influenciar cada signo):

 

 

Sair da versão mobile