Ícone do site Titi Vidal

Marte elétrico em Aquário

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De 16/05 a 15/11/2018 Marte, planeta da ação e da energia agressiva, está no signo de Aquário. Mal Marte ingressou em Aquário já fez uma quadratura com Urano, um verdadeiro curto circuito no céu. Riscos de ansiedade, precipitação, impulsividade, agressividade e tensão. Tanto no contexto individual como no coletivo.

O fato de estar em Aquário, para Marte, indica um aumento da energia e da necessidade de direciona-la de forma produtiva. É um bom momento para agir coletivamente e para buscar bons pares que ampliem seu poder de ação.

Marte terá encontros importantes nessa jornada. Quíron (dia 20/05), pedindo um melhor encaminhamento das ações, em nome de uma tentativa de cura, com Mercúrio (dia 1/6) pedindo mais coerência entre o que se fala e o que se faz. Prometeu? Cumpra. Falou que ia fazer? Faça! Você será cobrado por isso.

Ainda em junho, com a Lua Nova do dia 13, Marte passa pelo Nodo Sul e questiona o Norte. Traduzindo, desafia a abandonar velhos padrões que travam ou prendem, para que possamos seguir em frente. Questiona sobre o que estamos fazendo para chegar onde desejamos. Um belo momento para mudar de atitude.

Dia 21/06, tenso com Vênus, desafia valores e relações. Até que dia 26/06 fica retrógrado e traz revisões e questionamentos importantes sobre como agimos, como nos posicionamos, como buscamos nossos objetivos e como lidamos com a energia agressiva que existe dentro de nós. Como Marte em Aquário ativa também os efeitos das ações individuais no contexto coletivo, certamente vai questionar sobre o que estamos fazendo para mudar e melhorar o mundo.

E, retrógrado, Marte faz tensão com Mercúrio dia 05/07. Lembra que você tinha que ter palavras e atitudes coerentes? Agora você será cobrado e testado por isso. E saberá se realmente pensamentos e atitudes fazem sentido entre si, e como isso está sendo visto e interpretado pelo mundo.

Dia 18/07 encontra novamente os nodos, e se as reflexões não foram feitas antes, agora isso acontecerá de forma mais intensa e profunda, talvez mais desafiadora. Um momento de teste sobre o quanto estamos tomando uma atitude sobre o que já foi questionado antes. E também uma segunda chance para fazer isso.

Dia 27/07, um encontro tenso e intenso de Marte com o Sol (uma oposição) desafia, apressa, pressiona. Ainda mais coincidindo com um Eclipse. Certamente perceberemos estar ou não no caminho certo, agindo ou não como se deve agir. Falaremos oportunamente sobre esse momento tão desafiador.

E então, dia 1 de agosto, Marte e Urano voltam a fazer tensão. Coletivamente, Marte/Urano geram situações inesperadas e agressivas, como acidentes aéreos, incêndios, curto circuitos, terremotos, etc. Vamos torcer para não acontecer nada disso. De qualquer forma, estamos vivendo essa tensão em algum lugar do mapa pessoal e teremos uma ativação que pode, sim, ser tensa, nesse momento. Apesar das tensões, tudo sempre depende do nosso mapa como um todo e do momento individual, e Marte/Urano sempre trazem a oportunidade de mudar de atitude, de ajustar a rota, de seguir por uma nova direção. Como Urano acabou de entrar em Touro, também temos uma prévia, durante toda ativação de Marte, do que poderemos viver nos próximos anos. Atenção especial a isso, porque já começamos o trânsito sentindo seu impacto e com chances de mudar o quanto antes.

Dia 3/8, um novo encontro feliz com Quíron, e dia 7/8 um belo encontro com Vênus. Mais clareza, encontros que nos ajudam, pessoas que dão força e apoio, amor e compreensão. Um momento de mais confiança para seguir em frente. E então, dia 12/8, Marte volta para Capricórnio, pedindo atitudes mais sérias e revendo o que já foi feito antes.

Finalmente, dia 27/8, Marte fica direto outra vez e chega a hora de colocar em prática os ensinamento, reflexões e mudanças. Assim, nesse vai e vem e eterna dança dos planetas, dia 8/9 tensiona de novo Vênus.  E dia 10/9 volta para Aquário, agilizando as coisas e pedindo ações mais práticas, rápidas, eficientes e transformadoras.

Encontra Quíron outra vez dia 13/9, e lá vem outra quadratura Marte/Urano, dia 18/09, seguida de um novo questionamento com ativação dos nodos em 22/9. Um bom papo com Mercúrio dia 23/09, oportunidade para quem quer refletir sobre os últimos acontecimentos e decidir por novos rumos. Dia 27/9, uma boa conversa com Sol, vai organizando as coisas e trazendo mais coerência entre o ser e o agir. Mais clareza também. Dia 10/10, um novo papo tenso com Vênus, um teste para relações, com risco de brigas pelas diferenças. Um papo tenso com Mercúrio dia 19/10, conversas difíceis, pressão e ansiedade. A conversa com Vênus volta a ser legal em 9/11 e, em 15/11, Marte sai de Aquário para navegar por mares piscianos. Mas, antes do Mergulho, faz um belo aspecto com Urano, que já terá voltado para Áries (onde ficará por alguns meses). Esse encontro agradável entre Marte e Urano é uma espécie de trégua, um pedido de paz, uma chance de ajustar os ponteiros antes que o papo se torne difícil outra vez, daqui algum tempo.

Durante todo esse longo período – de maio a novembro –  enquanto Marte estiver em Aquário, temos que focar mais, atuar de forma mais inteligente, buscar recursos positivos para cada ação. Temos que estar bem cercados – dos amigos e pares mais adequados aos nossos propósitos – e ter a certeza de que cada atitude que temos tem seu impacto no contexto social e coletivo. Temos que estar centrados e com a mente aberta, aptos a enfrentar os desafios com sagacidade e clareza, com boas estratégias e diplomacia. Temos que ser amigos dos bons amigos e unir forças se queremos mudar alguma coisa. Será um período intenso, mas que pode ser super produtivo, oportuno para rever, refazer e agir de uma outra maneira.

Quer que o mundo mude? Então seja você a mudança que deseja para o mundo. Mude e sinta o reflexo em volta de você. Não se deixe abater pelas tensões. Transforme cada uma delas numa oportunidade de autoconhecimento e transformação. E que venha o novo.

Imagem freeimages.com

Sair da versão mobile