Ícone do site Titi Vidal

Marquei minhas férias, mas mudei de emprego. E agora?

Muita gente já começou a planejar o descanso de fim de ano. Mas e se logo depois de organizar tudo, vem uma proposta de trabalho irrecusável? 

O primeiro passo é manter a calma e não achar que precisa cancelar as férias ou recusar a oferta de emprego imediatamente. Depois, o importante é colocar em prática duas atitudes essenciais para uma vida profissional saudável: a sinceridade e o comprometimento. 

Logo que receber a proposta de trabalho, comunique o recrutador e os seus novos gestores que já tem uma viagem marcada. Em seguida, deixe claro o seu comprometimento, dizendo que irá estruturar um “plano de férias” para que todas as entregas sejam realizadas com o máximo de antecedência possível e o seu time esteja preparado para a sua ausência.

É possível que mesmo assim a empresa não consiga aceitar que você se ausente e isso pode ocorrer por diversas razões, por exemplo, um evento importante. Se isso acontecer, coloque novamente em prática a sinceridade e o comprometimento. Mas, desta vez, com você mesmo. 

Defina a sua prioridade – o que irá influenciar mais na sua felicidade e o que terá maior impacto no seu futuro? As férias com a família ou a nova oferta de emprego? Também é importante que reflita sobre o seu comprometimento com os seus planos, com o que deseja de verdade. Se for sair de férias, então siga em frente. Mas se for o novo trabalho, avalie como irá cancelar ou adiar a viagem e lembre-se de comunicar os envolvidos, compartilhando as razões.

É muito importante que essa decisão seja tomada de forma consciente para que o relacionamento com a nova empresa comece de maneira positiva. Porém, se ainda assim você ficar na dúvida se pode ou não falar sobre isso com o recrutador, tenha em mente os seguintes pontos:

Antes de receber uma proposta, a sua vida estava em movimento e a empresa que decidiu por sua contratação sabe disso

O recrutador também sabe que os profissionais saem de férias

Um “plano de férias” bem feito ameniza os desafios da ausência de um profissional

Se levar em conta esses itens, com certeza vai se sentir mais seguro para seguir adiante com os seus planos e, consequentemente, ficará feliz no novo trabalho, na viagem de férias ou nos dois.

Foto: Ethan Robertson no site Unsplash

Sair da versão mobile