Um novo ciclo para mudarmos tudo
Sol e Lua encontram-se dia 22 de abril* para iniciar um novo ciclo. Urano está presente no encontro e os 3 fazem tensão com Saturno. Um novo ciclo começa dando uma boa chacoalhada e trazendo nossa atenção para a necessidade de ter responsabilidade, maturidade e consciência.
Se estamos sendo chamados para uma grande mudança há meses, e se temos mesmo que sair da zona de conforto onde menos desejamos mudar, desde que Urano está em Touro, agora a Lua Nova ativa em cheio esse aspecto e nos faz (re)pensar.
Ao ativar Urano, o novo ciclo pode trazer situações e elementos novos, pode pedir ainda mais mudanças e pode nos levar para outros rumos. Urano rege tudo aquilo que é capaz de nos surpreender.
Enquanto isso, Sol, Lua e Urano fazem uma tensão com Saturno, senhor do tempo que sempre anuncia a realidade como ela é. Podemos esperar notícias mais realistas – e difíceis – e talvez seja necessário ainda mais maturidade e energia para lidar com tudo que está acontecendo. Vale lembrar que, mais do que em qualquer outro momento, Saturno em Aquário está nos lembrando sobre a necessidade de olhar de forma mais coletiva e social.
Mas, voltando à energia dessa Lua Nova, além dela nos lembrar de forma muito intensa sobre tudo que Urano e Saturno já vêm nos pedindo, ela contém também um chamado maior para o momento, o tempo presente, o aqui e agora.
O céu do momento é um convite à desaceleração, à diminuição do ritmo, ao repensar a forma como temos vivido de uns tempos para cá. Se antes estávamos sempre no piloto automático e com pressa, ocupados e com a necessidade constante de ocupar nosso tempo, agora o chamado é para ter tempo para o que importa de fato, para repensar o que você faz, come, consome, como conduz sua rotina, com o que trabalha, o que faz com seu dinheiro e com seu tempo, como vive suas relações, o quanto está presente de fato em sua rotina e em sua vida.
Será que você sente de fato o que vive? Será que está sempre presente e consciente enquanto vive cada momento? É hora de repensar isso.
Essa lunação é um convite a ser diferente, a fazer diferente, a viver com mais presença e consistência. Não é preciso ser ou estar produtivo, temos que lembrar que é hora de ser, fazer e viver dentro do que é possível neste momento, com respeito aos tempos e limites, internos, dos outros e da vida.
É pra andar mais devagar para enxergar as bifurcações pelo caminho e poder escolher de forma mais consciente, e responsável. É preciso saber o que você está fazendo.
O risco de atitudes egoístas também deve ser observado. É sim para olhar para dentro, se priorizar e fazer sua parte. Mas é sim para ter empatia e responsabilidade social, consciente de que mais do que em qualquer outro momento, a atitude de um reflete em todos.
Esse novo ciclo muda a vibração, a energia, a rotina, os rumos de tudo. Se isso é bom? Vai depender de como estamos vivendo. Vai ser definido com o tempo, aos poucos, um dia depois do outro.
O ciclo taurino vai nos trazer a oportunidade de fazer testes e novas escolhas. Experimentar o novo em nosso dia a dia, repensar as escolhas para o futuro.
Mas nem adiante pensar ou planejar demais o futuro, ele ainda é incerto. Agora, temos que pensar em como tornar a travessia mais amena, mais harmônica, mais prazeirosa. Como assimilar tantos aprendizados e experiências para que sigam com a gente quando tudo isso acabar.
Como tornar sua rotina mais agradável, como agir de forma a inspirar e levar outros a seguir por melhores caminhos. Encontrar prazeres na nova rotina, para que você possa cuidar de forma mais saudável do corpo, das emoções, da alma, da mente.
O céu do momento é intenso, decisivo, exige ao mesmo tempo paciência, prudência, cautela, atitudes firmes e responsabilidade. Mas também flexibilidade e a capacidade de ir se ajustando conforme a vida vai acontecendo.
Esse novo ciclo também pede mais união e troca, saber compartilhar mais, aprendermos uns com os outros, lembrando que estamos juntos mas sempre com respeito às diferenças que existem entre nós.
Um novo ciclo está começando e é uma nova chance de agir, de mudar, de transformar a si mesmo e ao mundo. Por isso também está valendo fazer seu ritual da Lua Nova, seguir tendo planos e sonhos, mas lembrando de incluir em suas metas o que você pode fazer nesse momento para que tudo isso seja possível e possa de fato acontecer.
E, lembre-se, a vida continua e precisamos saber valorizá-la. Se touro é talvez o signo que mais sabe disso, é hora de aprender com o céu do momento e valorizar o que temos, o que vivemos, o que podemos. Agradeça sua casa, seu alimento, sua saúde, sua família, sua vida. Por mais difícil que seja o momento, enlouqueceremos se ficarmos apenas pensando em todos os desafios que ainda precisaremos superar.
E se queremos mesmo seguir em frente, atravessar tudo isso e chegarmos bem do lado de lá, temos que nos fortalecer com o que a vida tem de bom, apegados aos valores essenciais e tudo que sua vida tem de bom (incluindo ela mesma).
Que seja um ciclo bom, que na medida do possível possamos agir de forma mais eficiente e nos sentindo bem. Meus votos de paz, tranquilidade e também de saúde a cada um de vocês. Ficaremos bem 🙂
*Os efeitos da Lua Nova são sentidos a partir de 3 dias antes dela acontecer e seguem atuando durante todo ciclo, ou seja, até que uma nova Lunação (Lua Nova) aconteça.