Porque cuidar é preciso
Sol e Lua encontram-se mais uma vez, dia 5 de julho, no signo de Câncer, onde Vênus também está e se une a ambos. Uma combinação que nos coloca mais em contato com emocoções, sensações e a necessidade de cuidar e ser cuidado.
Um clima de mais sensibilidade e afetividade, no qual podemos nos sentir mais sensíveis, carentes, emotivos, saudosistas e introspectivos.
Temas ligados à casa, família e questões pessoais tendem a ser os mais presentes e evidentes.
É hora de cuidar de quem e do que realmente importa, incluindo cuidar de si mesmo.
Acolhimento é uma palavra importante para definir esse momento: saber acolher o que sentimos e ouvir atentamente o que o outro nos diz, com empatia e afeto.
Responsabilidade pelo que sentimos e fazemos o outro sentir
Saturno está envolvido em mais uma lunação e, em se tratando de uma lunação canceriana, nos pede mais responsabilidade, discernimento e foco.
Isso inclui responsabilidade com o que estamos sentindo, honestidade com nós mesmos e respeito ao próximo. Saber honrar nossas promessas, inclusive para nós mesmos e ter a consciência do quanto somos responsáveis pelas consequências de nossas decisões e atititudes.
Nossa história nos ensina
Uma lunação canceriana nos coloca em contato com a história de vida, com o passado, o que vivemos e o que herdamos.
Podemos ser levados a fazer um balanço desse histórico, olhar pra trás em busca de entendimento, de respostas e aprendizados.
Usar nossa própria história como recurso para novas decisões e escolhas.
Conhecer mais sobre a história da nossa família, de nossas origens, pode ser uma boa forma de ganhar força e entendimento sobre nós mesmos.
Entre a zona de conforto e as novidades que se apresentam
A lunação em si é tranquila e aconchegante, com os planetas cancerianos em um lindo contato com Saturno. Nos pede (e oferece) calma, estabilidade e segurança.
Nos pede para buscar atividades conhecidas ou que desejamos muito, coisas que nos ofereçam paz, calma, tranquilidade e conforto.
Priorizar a zona de conforto e o acolhimento, o que nos faz bem e deixa nosso coração mais tranquilo.
Mas Marte se aproxima de uma conjunção com Urano, que será exata dia 15, nos lembrando que, em algum momento do ciclo, imprevistos e mudanças podem acontecer.
Neste caos, vale evitar agir por impulso ou precipitação, ouvir mais o coração e dar passos lentos, seguros e responsáveis. Tudo pensado, se guiando pelo coração. E pela história de vida. E pelos planos que nos levam ao futuro.
Em alguma área da nossa vida, precisamos aprofundar
Onde a Lua Nova acontece em nosso próprio mapa, algo pode mudar. Podemos ficar mais sensíveis a esses assuntos e temos a grande oportunidade de dar novos passos e fazer diferente.
Ou de aprofundar, buscando mais consistência, resultados firmes e alegria naquilo que já nos faz bem.
Você pode ter mais detalhes sobre isso no Manual da Lua Nova:
Casa, família e intimidade
No mais, temas familiares, estar com parentes e amigos mais próximos, conversar sobre as histórias da família, cuidar da casa, comprar ou vender imóveis, pensar em uma reforma ou encontrar mais tempo para ter intimidade com seu amor, são todos assuntos em pauta e que merecem atenção.
O céu e o ciclo falam muito mais sobre o que acontece dentro de nós ou em nossa vida pessoal, do que dos assuntos sociais, profissionais ou externos.
Sabe aquela história de cada um cuidar da sua própria vida? A hora é agora.
Cuidado pra não remoer as coisas
Com a tônica canceriana e um aspecto entre mercúrio e plutão, fica só a dica pra não ficar remoendo aquilo que não dá certo, o que ficou pra trás ou não é do jeito que a gente queria.
Bola pra frente que esses aspectos todos do céu são bons para agradecer o que já vivemos e seguir adiante.
Seguir o fluxo
Como faz o rio, é hora de tocar a vida, carregando consigo sua história e tudo que já aconteceu, mas rumo a onde possamos desaguar, chegar em algum lugar, curtindo cada passo da viagem.
Intuição, sensibilidade, escuta, sincronicidade. Temos muitos recursos à nossa disposição.
Bom ciclo novo pra todos nós!