A Lua minguante chega em Aquário, no dia 20 de maio, nos convidando a fazer uma triagem interna e externa. Depois da intensidade emocional da Lua Cheia em Escorpião, que remexeu feridas, mexeu com verdades profundas e expôs aquilo que já não fazia mais sentido, agora é tempo de entender o que, de fato, precisa ser encerrado, de forma mais racional, para que a vida volte a respirar com leveza.
Aquário fala de futuro, mas a fase minguante pede que olhemos para trás com honestidade e coragem. O que ainda te prende? O que você sustenta por medo de romper? Que estruturas mentais, hábitos ou relações já caducaram, mas seguem ocupando espaço?
Este é um chamado à libertação consciente, aquela que não se baseia no impulso, mas sim na lucidez de saber que, para seguir em frente, é preciso deixar o velho para trás. Um desapego estratégico, que escolhe suas revoluções com sabedoria, não apenas por rebeldia, mas por integridade com quem você é hoje. Vale estar com os amigos, dividir pensamentos, ainda que de forma singela e mais selecionada.
O QUE MUDAR E O QUE MANTER?
Com Sol e Lua em contato com Urano, o céu sussurra (ou grita) por autenticidade. Não dá mais para sustentar o que vai contra a sua natureza, mas claro, que instabilidade e mudanças não programadas podem se apresentar no roteiro. Flexibilidade é a palavra. Ao mesmo tempo, o Sol em harmonia com Saturno lembra que nem toda mudança precisa ser radical: há raízes que sustentam e valores que ainda fazem sentido. O desafio é discernir entre o que prende e o que ancora, assumindo a responsabilidade das próprias escolhas.
O SUPORTE DAS BOAS RELAÇÕES
A presença de Vênus em boa sintonia com Marte favorece conexões afetuosas e prazerosas, inspirando encontros e trocas mais leves, verdadeiras e motivadoras. As relações que somam, que acolhem sua individualidade e incentivam sua expressão, tendem a florescer, mesmo em meio ao fechamento do ciclo.
É um ótimo momento para organizar a casa interna: revisar crenças, podar ideias rígidas, desfazer alianças mentais com narrativas que não te representam mais. E como o Sol ingressa em Gêmeos no mesmo dia, após a fase minguante, a mente ganha mais movimento, curiosidade e disposição para aprender. Mas para absorver o novo, é preciso espaço, e espaço só se cria quando nos abrimos para ouvir, aprender, questionar e se necessário, mudar.
Boa fase minguante.
*Texto: Titi Vidal com colaboração de Mariana Bassan e Bruna Barella