será que precisamos parar a vida por causa dela?
“Não faça nada: a Lua está fora de curso”. Será que é verdade? Será que não devemos mesmo fazer nada nesses momentos?
Bom, pra começo de conversa, a tal Lua fora de curso chama-se Lua Vazia de Curso e é um evento astrológico frequente, que chega a acontecer algumas vezes todas as semanas. Assim, como tudo aquilo que se acontece com muita frequência, não é nada a ser muito temido. A Lua vazia de curso implica no período entre o último aspecto que a Lua faz em um determinado signo até que ela ingresse no próximo ciclo. Isso pode durar minutos, horas ou eventualmente até mais de um dia. Isso acontece com todos os planetas e é um momento no qual até podemos evitar determinadas coisas, mas nada que nos exija pausar a vida. Evitamos, por exemplo, abrir um negócio com a Lua vazia de curso, mas não precisamos evitar conversas ou outras coisas do dia a dia.
Para explicar melhor esse evento astrológico, vamos pensar em um momento durante 2020 no qual a Lua esteja transitando por um dos signos cardiais (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio). Temos, no fim de Capricórnio, Júpiter, Saturno e Plutão. Toda vez que a Lua passa pelos graus exatos correspondentes a esses planetas, tem ficado vazia de curso por um tempo. Isso porque ela já fez os últimos aspectos (contado a partir do último, no caso) naquele signo e, até que ingresse no próximo signo, está vazia de curso, ou seja, não fará mais aspectos relevantes.
Ressalte-se que os aspectos são como relacionamentos e dinâmicas entre os planetas e que, para falar sobre vazia de curso, consideramos apenas os aspectos ptolomaicos, conhecidos também como aspectos maiores.
Para a Astrologia Tradicional, que era praticada por nossos antepassados mas que seja sendo presente nos dias atuais, era como se, neste momento, a Lua (ou qualquer outro planeta) estivesse “solta” no espaço, meio que sem rumo, caminhando sem objetivo até mudar de energia, chegando em um próximo signo.
Tanto é que para a Astrologia Horária, por exemplo, uma técnica oracular dentro da Astrologia, muito comum para localizar objetos perdidos ou dar respostas objetivas, a Lua estar vazia de curso não costuma ser um bom sinal para encontrarmos aquilo que estamos buscando. Isso porque, no caso da Astrologia Horária, a Lua vai contando a história daquela situação e, se não encontrará mais ninguém, nem receberá aspectos vindos de outros signos, é porque essa história não tende a se concluir enquanto estiver neste signo.
Mas, voltando a Astrologia do nosso dia a dia, lembro que isso é bastante comum e acontece sempre e muita vezes podemos aproveitar para diminuir o ritmo e repensarmos as coisas, seguindo mais “vazios” como a Lua repensando seus rumos.
Vale lembrar que ter a Lua vazia de curso no mapa natal também é algo relativamente comum e que não implica em maiores problemas ou questões. E que isso está longe de ser o maior problema das nossas vidas, assim como as retrogradações dos planetas, as casas interceptadas e outras muitas coisas que acontecem frequentemente no céu, apenas apontando uma outra forma de ser ou de viver ou de acontecer, nem melhor, nem pior, apenas diferente.
Por isso, não se preocupe mais a próxima vez que ouvir sobre esse assunto. Se quiser, aproveite para diminuir o ritmo e repensar algum assunto importante para o qual vem buscando solução ou resposta, mas não pare a vida por causa disso. E se ouvir alguém falar “Lua fora de curso”, lembre-se que o nome correto é Lua Vazia de Curso.