Ícone do site Titi Vidal

Júpiter & Plutão, um dos grandes encontros do ano

Como essa grande conjunção astrológica influencia nossas vidas

Quando dois planetas lentos se encontram, dizemos que uma grande conjunção está acontecendo. As grandes conjunções marcam ciclos importantes no contexto coletivo.

2020 é um ano marcado por diversas dessas grandes conjunções e dia 4 de abril acontece o encontro exato entre Júpiter e Plutão, a 24 graus e 53 minutos do signo de Capricórnio.

Júpiter e Plutão em Astrologia Mundial

Temos que lembrar que Júpiter, em Astrologia Mundial, refere-se a grandes instituições financeiras, ao otimismo coletivo e ao aumento do que já está acontecendo. Júpiter expande.

Plutão, por sua vez, tem a ver com tecnologia de ponta, computadores, tudo que é pequeno e poderoso (incluindo os vírus). Tem a ver com momentos de pânico coletivo e transformações históricas importantes.

Você pode saber mais sobre os significados individuais no texto abaixo.

Quando Júpiter e Plutão se encontram

Ao longo da história, Júpiter e Plutão costumam estar presentes nos grandes ciclos econômicos e sociais, bem como nas grandes evoluções científicas e cibernéticas. Em geral, esse encontro traz à tona forças e recursos energéticos e/ou psicológicos e desenvolvimentos profundos, individual e coletivamente.

É muito comum que coisas ocultas venham à tona durante esses momentos, nos quais movimentos políticos importantes costumam acontecer.

Em termos de desenvolvimento tecnológico e científico, essa conjunção costuma ser maravilhosa. Costumamos acompanhar uma evolução do conhecimento mais profundo de muitas coisas.

Júpiter e Plutão estavam juntos na época da gripe espanhola

Curiosamente, quando a gripe espanhola surgiu e ganhou força no mundo, devastando uma parcela considerável da população, Júpiter e Plutão estavam juntos, no signo de Câncer, o oposto complementar de Capricórnio.

Na época, 50 milhões de pessoas morreram em todo mundo (foram 35 mil mortes no Brasil), tendo sido essa a maior pandemia do século 20, que motivou também o isolamento social, fechamento do comércio e consequências psicológicas, sociais e econômicas no mundo todo.

Na ocasião, além do grande encontro entre Júpiter e Plutão, Marte, que acabou de encontrar com ambos, também fazia um aspecto com eles, enquanto também fazia tensões importantes com Saturno e Urano. Ou seja, tínhamos os mesmos planetas envolvidos na época que temos hoje em dia nessa grande pandemia e crise que envolve todo mundo.

Riscos de expansão e contágio

Com Júpiter envolvido na história, e em uma posição não confortável para si mesmo, em Capricórnio, os riscos de expansão e aumento sempre existem e por isso é preciso cuidado extra. Ao encontrar-se com Plutão, pode inclusive trazer à tona coisas que até então não estavam sendo ditas, comunicadas ou noticiadas, inclusive por não serem de fato conhecidas anteriormente. Os perigos aumentam e, com eles, a necessidade de cuidados e novas medidas também.

As boas perspectivas para esse ciclo

A boa notícia é que Júpiter e Plutão, juntos, costumam trazer avanços tecnológicos, científicos e médicos importantes. Seus contatos estiveram presentes em momentos historicamente importantes nas descobertas científicas, incluindo descoberta de vacinas, medicamentos e curas de doenças. Diante do contexto no qual Capricórnio e Aquário estão em voga, podemos esperar por um desenvolvimento rápido que pode trazer remédios e vacinas em tempos recordes.

Como fica a economia diante disso tudo

Sabemos que Júpiter e Plutão, bem como Saturno e Urano (que em breve estarão em quadratura, como ficarão durante 2021) são ciclos relacionados às crises econômicas. No entanto, também são ciclos que pedem grandes (re)avaliações e mudanças, porque em geral apontam que os modelos anteriores estão obsoletos e precisam se transformar.

Por isso, a necessidade de repensar formas de produção e consumo e os modelos econômicos vigentes existe e será uma tônica por um bom tempo, mas, na escala das coisas, neste momento, deve vir como um assunto a ser observado junto, mas não de forma prioritária.

Acima de tudo, o cuidado com a vida

Curiosamente, do lado oposto dessas grandes tensões de 2020, temos um nodo norte no signo de Câncer. Se em 1918, na época da gripe espanhola, a própria conjunção Júpiter/Plutão levou a população para casa, agora esse caminho é uma grande opção para todos nós.

De alguma forma, esse conflito Capricórnio-Câncer reforça o quanto temos priorizado o estar ocupado, trabalhar, ter poder acima de tudo. Estávamos mesmo sem tempo para a casa, a família, as pessoas, as coisas nossas interiores. Agora, estamos voltando atenção e olhares para o que estava há tempos esquecido e somos obrigados também a lidar com nossas sombras, o que também é tema de Júpiter e Plutão juntos.

É hora de valorizar a vida acima de tudo, cuidar de nós mesmos, da nossa família, da nossa casa, de nossos queridos.

Enquanto tudo precisa ser ressignificado

Enquanto isso, o tempo, a vida, os valores precisam se transformar. O mundo no qual estávamos vivendo não se sustenta mais. Agora é hora de pensar em um novo plano, um novo projeto, uma nova estrutura de vida. E não temos outra opção, já que o movimento é realista em excesso e se extende a todos nós.

A importância de aprender com o que aconteceu antes

Voltando aos aspectos de 1918, vale lembrar que a história se repete porque o céu também se repete, de formas únicas em sua combinação, mas em aspectos cíclicos que nos permitem aprender com o que veio antes e encontrar novos caminhos ao não repetir erros do passado.

Por isso, vale a pena se aprofundar em ciclos históricos, buscar a origem das coisas, entender como é que chegamos a este ponto.

Mas, acima de tudo, lembrar que Júpiter e Plutão é mais uma convocação urgente para assumirmos a responsabilidade por tudo que acontece no mundo. Não estamos sozinhos. E para sair dessa, temos que seguir juntos, unidos, com força e capacidade de superação, algo que Júpiter e Plutão também podem nos ensinar.

Por isso, faça a sua parte, mas com profundidade e objetivos claros, cuidando da sua vida de outra maneira, vivendo seu tempo de outro jeito, valorizando quem e o que realmente importa e colocando a vida em primeiro lugar.

Vamos sair dessa, juntos!

* os efeitos dessa grande conjunção permanecerão por meses e podem ser reativados em outros momentos, quando voltarem a fazer aspectos entre eles ou forem ativados por outros planetas.

Sair da versão mobile