Ícone do site Titi Vidal

Júpiter em Gêmeos

De mais oportunidades para compartilhar o conhecimento ao aumento das fake news

Um dos grandes aspectos de 2024 é a chegada de Júpiter em Gêmeos, para uma temporada que vai de 26 de maio de 2024 a 10 de junho de 2025.

Júpiter, planeta da expansão, chega agora no signo da Comunicação, incentivando o aprendizado e o compartilhamento de informações e conhecimento.

Por um lado, isso é maravilhoso para quem tem coisas relevantes a compartilhar. Esse aspecto estimula a curiosidade e incentiva os estudos e o aprendizado, facilitando o fluxo de troca.

Por outro lado, em tempos de fake news e desinformação, temos o risco de ver isso crescendo a passos largos e é essencial termos mais cuidado e responsabilidade ao compartilhar aquilo que não temos certeza se é verdadeiro. É bem provável que o combate às fake news e a desinformação em geral precisem ganhar mais corpo e força.

Tradicionalmente, Júpiter é considerado numa posição mais fragilizada em Gêmeos, signo que seria seu exílio. Mas isso não é necessariamente um problema. Pelo contrário. O risco é justamente da comunicação ser mais excessiva, ou truncada, ou estimular a fofoca em todos os níveis, assim como a lábia e a habilidade de convencer os outros de qualquer coisa, ainda que não haja certeza. Mas é um aspecto extremamente estimulante, capaz de despertar a curiosidade e a capacidade de comunicar, o que, para quem tem conteúdo sério e relevante, pode ser a oportunidade de ouro para passar boas informações adiante.

É bem provável que vejamos muita produção de conteúdo pela frente, incluindo lançamento de livros, vídeos, podcasts e outros formatos de levar conhecimento e informação adiante.

Em Astrologia mundial, alguns dos temas regidos por Júpiter são: bancos e instituições financeiras e questões econômicas em geral. Isso inclui juros, inflação e um otimismo que nem sempre é adequado. Mercados novos e em expansão e o crescimento em geral. Gêmeos, por sua vez, coletivamente trata da comunicação e seus meios, ou seja, a imprensa, a mídia e as demais formas de produzir conteúdo e , passar informação adiante. Pensadores e intelectuais, comunicadores. A edução e a ciência, as feiras e exposições. As companhias aéreas e náuticas, os meios de transporte em geral. Outros idiomas e culturas. As plataformas de streaming. A diversidade. Assim, podemos ver uma grande expansão e muita flutuação nos assuntos regidos por Gêmeos, durante a temporada jupiteriana. Além disso, podemos ouvir falar mais dos assuntos jupiterianos, que podem sofrer flutuação e instabilidade.

Assim, por exemplo, podemos ter lançamentos e crescimentos importantes de plataformas de streaming e meios de comunicação. As companhias aéreas podem trazer novidades. Podemos ouvir falar mais de culturas diferentes, ter um fluxo maior de movimentação entre países (o que pode não ser um bom motivo, em tempos de grandes refugiados, por guerras e questões climáticas). As grandes mídias podem trazer novidades. Certamente veremos crescer a disseminação de fake news e o aumento da desinformação, com a consequente criação de novas formas de combater isso. Apenas para dar alguns exemplos.

Vale lembrar que, apesar da mudança de Júpiter de signo, de Touro para Gêmeos, continuamos vivendo o desenvolvimento da grande conjunção entre Júpiter e Urano em Touro, vivida há pouco tempo:

Assuntos trazidos por esse aspecto, portanto, seguem em pauta e podem ser mais falados a partir de agora.

Em nossas vidas pessoas, podemos ter uma enorme expansão dos assuntos tocados por Júpiter.

Vale lembrar que a mudança de signo pode não trazer uma mudança de área, uma vez que Júpiter pode permanecer na mesma casa astrológica durante sua passagem por mais de um signo.

Mas é bom saber que por onde ele passa, seus assuntos são tocados e expandidos, na qualidade do que existe ali ou está sendo tocado também por outros aspectos, o que, em outras palavras, indica que isso pode ser bom ou não.

Planetas em Gêmeos serão tocados em algum momento dos próximos meses, lembrando que em um trânsito de um ano aproximadamente que o Júpiter fica em um signo, durante mais ou menos 4 meses, em algum momento, ele tocará esses planetas.

Os assuntos do planeta serão expandidos, podendo trazer de sorte e oportunidades a excessos e desperdícios. Por consequência, planetas em Sagitário, Virgem e Peixes serão tocados, com propensão maior ao excessos e exageros, desperdícios e perdas de oportunidade por negligência ou excesso de confiança. Em termos de sorte e oportunidades, os signos de Áries, Leão, Libra e Aquário tendem a ser mais beneficiados, junto com Gêmeos, que pode viver de um ou de outro jeito.

Mas, vale sempre lembrar, que tudo sempre depende do mapa natal e momento de cada um e por isso é muito importante agendar uma consulta astrológica pra entender esses efeitos no seu mapa especificamente. Também temos a opção do PS astrológico, que pode trazer esse recorte da interpretação da passagem de Júpiter por Gêmeos. Ambos podem ser solicitados pelo email contato@titividal.com.br.

De qualquer forma, Júpiter, apesar da fé desmedida, do excesso de expectativas que gera e dos exageros que pode trazer, era tido como o grande benéfico por nossos antepassados e pode nos trazer uma ponta de esperança e a capacidade de falar mais sobre o que é mais importante, trazendo mais conscientização do que estamos vivendo e de atitudes que podemos tomar.

O signo de Gêmeos reforça a necessidade de ter a mente aberta e mudar de ideia, a importância de uma boa conversa para esclarecer as coisas e resolver problemas e a necessidade de saber ser flexível e manter a leveza mesmo em termos de crise. Júpiter passando por ali pode expandir essas características e estimular nossa curiosidade, levando à maior busca de informação e conscientização.

O problema são as informações falsas ou incompletas ou irresponsáveis que podemos encontrar no caminho. Por isso fica o alerta para a gente saber direitinho em quem confiar, onde se informar, seja na vida pessoal ou profissional.

Muita coisa pode se acelerar nesse momento, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e isso também pode trazer uma sobrecarga mental e uma dificuldade enorme da gente se atualizar o tempo todo.

Vamos tentar respeitar nossos limites e lembrar que não precisamos saber de tudo o tempo todo nem estarmos disponíveis sempre. Não precisamos ver e responder mensagens imediatamente o tempo todo e temos que cuidar ainda mais da saúde mental durante esse período.

E, conforme Júpiter for caminhando por Gêmeos, vamos falando mais a respeito. Porque muitos aspectos importantes ainda vão acontecer, incluindo um trígono dele com Plutão, que está em Aquário, e que favorecerá pesquisadores e quem está interessado em se aprofundar mais sobre qualquer coisa.

Pouco a pouco, vamos mapeando tudo que está acontecendo no céu. Com calma, vivendo um dia de cada vez, como pede o céu para quem não quer sobrecarregar a mente e enlouquecer.

Que Júpiter seja generoso com todos nós e que abra novas oportunidades para descobrirmos novos caminhos possíveis. Que nos ofereça mais sorte e proteção e que nos traga esperanças, sem trazer uma fé desmedida ou expectativas exageradas demais. Que saibamos aproveitar e criar mais oportunidades e que nossa curiosidade nos leve para conhecimentos saudáveis e que nos façam crescer.

Sair da versão mobile