Ícone do site Titi Vidal

Informação compartilhada é poder

Sabe aquela frase “Informação é poder”? Eu costumo dizer que se a informação for guardada, ela não costuma servir para muita coisa. É importante compartilhá-la. Principalmente no ambiente de trabalho – isso não inclui as informações sigilosas, claro.

No entanto, é bem comum vermos nas empresas a famosa figura do profissional que não compartilha o que deveria. Eu já passei por situações assim e ficava bem incomodada com essa postura. Minha primeira reação era achar que a pessoa estava escondendo informações, porque, de alguma forma, pensava que isso dava mais poder a ela. Afinal, como alguém poderia deixar de compartilhar algo importante para a realização do trabalho? Mas, com o tempo, fui percebendo que alguns profissionais fazem isso simplesmente por esquecerem, por não entenderem a relevância de um dado ou por falta de tempo.

Quando compreendi que muita gente omite dados sem um motivo ruim, passei a ter uma atitude mais positiva em relação a eles e a compreender que eu poderia agir para que essas situações não se repetissem. Assim, sempre que isso acontecia, eu explicava para a pessoa a importância da informação que não havia sido passada para a realização de uma atividade. Além disso, comecei a prestar atenção em minhas atitudes: Como eu transmitia as informações para os demais profissionais? Eu compartilhava tudo o que era relevante e necessário? Eu me mostrava disponível para as pessoas esclarecerem dúvidas? Fazendo essas reflexões, eu me dei conta de que também errava nesse sentido e mudei minha postura. Além disso, com o tempo, percebi que quanto mais eu compartilhava, mais eu recebia de volta.

Por isso, antes de concluir que o seu colega de trabalho tem deixado de passar informações a você porque acredita que se guardá-las terá mais poder, converse abertamente com ele(a) e reflita sobre suas atitudes. O autoconhecimento pode resolver muitos dos desafios que enfrentamos no ambiente de trabalho.

Foto: You X Ventures no site Unsplash

Sair da versão mobile