Ícone do site Titi Vidal

Homeopatia

A Homeopatia é uma Ciência e Arte Médica que tem como pilar uma lei natural – a lei dos semelhantes – e fundamenta-se num princípio filosófico, o vitalismo. Portanto, para que um médico possa referir-se Homeopata, precisa seguir a lei dos semelhantes e ter uma visão vitalista da patologia e do paciente. É uma medicina completa apresentando um método terapêutico próprio de cura e uma farmacotécnica própria. Este sistema médico foi iniciado pelo médico alemão Dr. Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) que inicialmente desenvolveu e instrumentalizou o método Homeopático de curar, investigando durante toda sua vida médica sua aplicação para reestabelecer a saúde dos doentes de forma rápida, suave e duradoura, e removendo a doença em toda a sua extensão da maneira mais curta, mais segura e menos nociva, sempre agindo por princípios facilmente compreensíveis. Além da medicina curativa, Hahnemann se dedicou a conhecer as coisas que perturbam a saúde, causam e mantém as doenças, afastando-as do indivíduo são e conservando sua saúde, uma medicina preventiva detalhada para cada fase do processo de vida humano individual, e de aplicação no coletivo através da profilaxia homeopática e orientações de higiene.

Meu primeiro contato com a Homeopatia foi durante minha formação médica em 1984, durante uma palestra sobre seus princípios a cargo do Dr. George Washington Galvão Nogueira (1940-2000), que a expôs de forma brilhante e relacionando as bases Hipocráticas da medicina, a vida e obra de Hahnemann e a patologia vitalista do gênio médico brasileiro Prof. Dr. Walter Edgar Maffei (1905-1991) também meu professor na Faculdade de Medicina da PUC/SP. Adquiri o livro básico a todo homeopata, obra de Hahnemann de exposição da doutrina da nova medicina, o “ORGANON Da Arte De Curar”, e fui perguntar ao professor Maffei sobre a sua validade e ele já o tinha lido. Guardo ainda suas palavras como um guia, “…é isso mesmo, Hahnemann viu tudo certo, está tudo aí no ORGANON, a Homeopatia atua através do desvio do órgão de choque”. Só depois de muito tempo, estudo, prática e meditação, fui compreendendo a extensão e a profundidade dos conhecimentos ali contidos e para isso precisei de muita ajuda. Inicialmente encontrei estes amigos do conhecimento no Grupo de Estudos Homeopáticos de São Paulo “Benoit Mure” e desde então me dedico a divulgar o pensamento Médico segundo Hipócrates, Hahnemann, Maffei, Mure, Galhardo, David Castro, Galvão e tantos outros inúmeros Médicos HOMEOPATAS que se dedicaram a praticar, ensinar e divulgar a Arte de Curar.

A intensão destas páginas é dar seguimento, impulsionando aqueles que se interessam pelo ser humano e querem respeita-lo no seu processo de existência, onde o adoecimento, o sofrimento, tem um papel crucial. Gostaria que as palavras aqui contidas, mesmo sendo simples palavras, sirvam como catalizadoras e disseminadoras desta bela página da humanidade, a HOMEOPATIA.

gratidão e bênçãos

 

Sair da versão mobile