Ícone do site Titi Vidal

Feedback

Há algum tempo quero falar sobre este tema, lançar outros olhares sobre esta palavra tão comumente usada no mundo corporativo. 

Feedback significa dar retorno ou reagir a algo que foi pedido, solicitado ou falado. Logo, é você dar uma resposta sobre algo a alguém. 

Indo um pouco além do business, proponho inserir este tema no espectro das relações humanas, sim, as relações que temos no nosso dia a dia, que atualmente estão sendo reavaliadas e reestruturadas diante da pandemia do Covid-19.

É por meio do encontro físico, ou virtual nos dias de hoje, entre 02 ou mais pessoas que começa a existir um relacionamento, um diálogo, que nada mais são do que uma conversa durante a qual os interlocutores trocam informações entre si. Então, temos uma interação onde um expõe e o outro analisa, um pergunta e o outro responde. Logo, feedback, no meu entendimento para além dos dicionários, é o respeito que desenvolvemos e temos em relação ao outro. Se considerarmos esta visão, ela facilmente transita entre o corporativo e o pessoal.

O respeito faz parte desses “dois mundos”. No corporativo é muito comum, infelizmente, vivenciarmos situações onde solicitamos algo (orçamento, pedido, etc.) e não recebemos retorno, independentemente de cargos hierárquicos, cliente x fornecedor, fornecedor x cliente, prestadores de serviços, etc. O mesmo acontece no âmbito pessoal, entre familiares, amigos, colegas e em qualquer relação. Quem de nós não fica chateado e, por vezes, irritado, quando isso acontece? Eu, na minha empresa, recebo emails, mensagens e respondo a todos.  Então, não se esconda atrás da desorganização. Não justifique a falta de feedback por não ter tempo ou não ter seus dias e documentos organizados.

Neste momento que, por obrigação e por empatia, temos que olhar não só para e por nós, mas também pelos outros, que tal analisarmos o quanto temos cultivado o respeito, dado feedback às nossas relações? 

Se hoje temos que praticar o distanciamento social (sim, ainda precisamos!!), não quer dizer que devemos abandonar a interação, a troca, o relacionamento com alguém. Precisa falar? Liga! Precisa retornar? Envie uma mensagem. A internet está aí para nos ajudar nisso! Reavalie o tipo de relacionamento que quer ter com as pessoas!

Fica aqui minha dica não só como Pessoa Física, mas também, como Pessoa Jurídica sobre o feedback! Tenho certeza que esta é a grande oportunidade para um estudo mais aprofundado sobre as relações humanas. É o que de mais importante e valioso teremos daqui para a frente! 

Se cuide! Muita luz!

Adriana Rielo

Organização Prática Criativa

Sair da versão mobile