Plutão em Aquário, as amizades e os relacionamentos
A chegada de Plutão em Aquário mexe com diversos assuntos e um deles é amizade, tema regido pelo signo de Aquário. Mais do que apenas as amizades, as relações tendem a ser questionadas e certamente vão passar por transformações impressionantes.
Se Netuno em Aquário, anos atrás, expandiu a internet e mudou consideravelmente a forma como nos relacionamos, Plutão trará transformações ainda mais intensas e profundas.
Costumávamos dizer que a internet havia aproximado quem estava distante e afastado quem estava próximo. Isso aconteceu na época de Netuno, também planeta lento e com efeitos globais, em Aquário. Agora, com Plutão, a dinâmica dos relacionamentos pode mudar muito. Novos tipos de relacionamento podem surgir e muita coisa será questionada dentro de relações atuais.
É muito possível, ou melhor dizendo, bastante provável, que determinados tipos de relação não existam mais e que surjam novas maneiras de se relacionar.
Há um risco enorme de aumento no distanciamento emocional, em relacionamentos muito mais práticos, cada vez com menos emoção e troca afetiva. Isso pode incluir o sexo, em relações que podem cada vez mais se acomodar no distanciamento físico e emocional.
A tendência também é caminharmos para cada vez menos paciência e tolerância na construção de relações mais profundas.
As redes sociais, assim como todo ambiente da internet, podem contribuir muito para todo esse distanciamento e para a criação de novos conceitos e valores ligados aos relacionamentos.
As relações que ficam e as pessoas que optam por mais profundidade e afeto, provavelmente buscarão vínculos muito mais fortes, com pessoas com quem têm de fato mais afinidade não apenas afetiva, mas também intelectual. A amizade será cada vez mais importante nas relações afetivas, assim como será muito mais provável que algumas relações de amizade caminhem para algo mais profundo.
A troca é essencial em tempos de Plutão em Aquário. Relações sem troca ou sem respeito às diferenças e à individualidade de cada um ficarão mais difíceis.
Aliás, é por isso que Aquário é o signo que fala de amizades, por ser um signo que ao mesmo tempo valoriza muito os contatos, as relações, as redes e, por outro lado, ama ter seu espaço, sua individualidade, a autonomia e a independência. Dos momentos de multidão ao isolamento total, Aquário valoriza cada um desses espaços.
Porém, coletivamente, o risco é que cada um se afaste cada vez mais para seus nichos e espaços individuais, na tentativa de se afastar de seus sentimentos mantendo-se por trás das câmeras, muitas vezes, fechadas como sua própria capacidade de abrir o coração.
E precisamos falar sobre isso tudo, porque se por um lado o Plutão em Aquário inclui uma ponta de esperança de um mundo mais justo e equilibrado, com mais respeito à diversidade e muito mais atenção aos assuntos coletivos, por outro, o que temos visto é um mundo que caminha para uma desigualdade maior e para cada um preso dentro de sua própria bolha, reforçando a polarização e a teimosia que não permite que um veja o lado do outro. E isso precisa mudar ainda no começo desse trânsito, para que isso tudo não fique pior lá pra frente.
Os crimes cibernéticos, o controle de tudo que fazemos, a falta de privacidade tecnológica refletida em nossas vidas práticas também são temas do Plutão em Aquário e, de certa forma, também podem interferir em nossa forma de se relacionar e em medos que isso tudo acarreta.
É preciso pensar mais em união e respeito, em troca justa, em respeito às diferenças e em nosso papel individual nas questões coletivas.
Precisamos estar perto de quem compartilha de ideias e ideais, sem dúvida, mas temos que lembrar que juntos somos mais fortes e que crescemos muito com as diferenças. A ideia é incluir mais, excluir menos. E não deixar de amar, de cuidar, de sentir.
Vamos tentar?