Ícone do site Titi Vidal

Congresso do SINARJ 2021: palestra sobre Outlander e Astrologia

Map Unavailable

Data / Hora
Date(s) - 06/11/2021
14:30 - 15:30

entre em contato por email para saber mais detalhes sobre este evento: contato@titividal.com.br

Categorias


Estou na programação do Congresso do Sinarj. Falarei sobre a relação entre os livros/série Outlander e Astrologia. Mas não é necessário conhecer Outlander para assistir. Confira abaixo a programação completa do evento.

1º CONGRESSO VIRTUAL NACIONAL E INTERNACIONAL DE ASTROLOGIA


SINOPSES DAS PALESTRAS

 

1º Congresso Virtual Nacional e Internacional do SINARJ – 05, 06, 07,12, 13 e 14 de novembro de 2021

Em vista do contexto, o SINARJ optou em 2021 por realizar um congresso virtual e não o tradicional Simpósio. Não teremos ainda a energia contagiante do encontro presencial. Contudo, a troca de conhecimentos continua e em grande estilo. O SINARJ continuará a celebrar com todos aquilo que temos de melhor: a astrologia.

Inscrições abertas até o dia 4 de novembro de 2021!

Para participar preencha o formulário: https://forms.gle/sBeFLoNbDZwvyGZ17

Observação: Para alunos de escolas e associados da CNA ou do ISAR é obrigatória a comprovação do vínculo junto a estas instituições para concedermos os respectivos descontos.

 

ADOLFO GEREZ – ARGENTINA

A Evolução das Nações
Este ensaio se baseia na ideia de Henry Gouchón e André Barbault quando observaram que certos agrupamentos planetários criam uma possibilidade maior de recessão no mundo. A pouca troca que os planetas geram indicaria menos trocas comerciais, mais protecionismo, intervencionismo, estatismo e até mesmo sentimentos nacionalistas. O que aconteceria se uma nação, um estado ou uma empresa nascessem no momento dessas concentrações planetárias, ou, ao contrário, no momento em que os planetas começassem a se separar? Isso indicaria riqueza ou pobreza? Esses momentos geram a evolução das nações?

Currículo:

Técnico em Astrologia graduado no Centro Astrológico de Buenos Aires em 1994. É professor do Seminário de Astrologia Mundial 1 e 2 (desde 1995). Autor de diversos artigos especializados e palestrante frequente em Congressos de Astrologia nacionais e internacionais. Em 2013 criou Astrologia Global, um espaço dedicado à formação, educação e divulgação da Astrologia Mundial. Estudou Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Belgrano, Buenos Aires.

 

MESA: ANA LESSA, CRISTIANE BRUM BERNARDES, MARIA EUNICE SOUSA

Ferramentas de Astrologia Contemporânea (técnicas pouco utilizadas na análise de um mapa).

Ana Lessa – “Astrocartografia – De Sol a Plutão” aborda qual o impacto que os astros podem exercer em sua vida com as mudanças de coordenadas. Quando e como essas forças são ativadas nessas linhas?

Eunice – “Planetas Fora de Limites” analisa os planetas que cruzam a declinação máxima de 23°27’, ao Norte ou ao Sul. Chamados de Fora de Limites estão fora da eclíptica e diz-se que se expressam com uma qualidade “selvagem”.

Cristiane Bernardes – “Arquétipos do Feminino na Carta Natal – Lilith e os Asteroides” traz uma reflexão sobre a inclusão destes pontos na Carta Natal para integração de aspectos complementares da psique.

Currículos:

Ana Lessa – Astróloga formada pela escola LOGOS -RJ , especialização em Astrocartografia, e Astrologia Infantil. Pioneira no uso da Astrologia e Saúde como método terapêutico auxiliar, na rede pública hospitalar – RJ.

Cristiane Bernardes – Astróloga formada pela UNIPAZ-DF e pela Mercury Internet School of Psychological Astrology (MISPA) de Londres. Jornalista, professora de Comunicação e Política.

Maria EuniceAstróloga formada pelo Centre for Psychological Astrology (Londres-UK), com certificação internacional em Astro*Carto*Grafia pela Jim Lewis Slayden Foundation, especialização em Espaço Local e Astrologia Empresarial.

 

ANNA MARIA COSTA RIBEIRO
O MITO DAS CONJUNÇÕES NAS PREVISÕES

O que acontece nas CONJUNÇÕES nem sempre é o que você deve fazer.

Há um mito se formando.

Ela é, mas também não é, um ato sexual.

O que acontecerá, por  exemplo, numa conjunção atual no seu mapa.

Seu mito pessoal fundamenta sua reação a uma conjunção.

Mas e a oposição é a quadratura?

Currículo:

Diretora professora da escola URANTIAM. Autora de 50 livros.

Professora de Astrologia, Tarot, Numerologia, Regressão de Vidas Passadas, Runas, Cabala,  Metagenealogia/Constelação Famíliar.Colaboradora de astrodienst.com.

Até 2020 foram 43.000 consultas aproximadamente.

 

ANTONIO CARLOS BOLA HARRES
Origens zodiacais do Brasil
O Brasil Colônia e o mapa de 1º de maio de 1500;
O Brasil Independência e o mapa de 7 de setembro de 1822;
O Brasil República e o mapa de 15 de Novembro de 1889;
O governo Bolsonaro, seu mapa natal, progressões e trânsitos para 2022;
As progressões do mapa da Independência dos Brasil entre 2021 e 2022 com o Sol chegando ao sextil de Lua e Júpiter na Casa 4, assinalando novos rumos e o país “sob nova direção”
A passagem de Plutão de Capricórnio para Aquário;
O Brasil na Era de Aquário.

 

CARLOS FINI
Astrologia: Ecossistemas, Cinemática, Zodíaco e Memória
A Astrologia sobre a ótica de uma complexa relação que envolve Movimento e Espaço, Ecossistemas Complexos, a emergência da memória e os meios racionais da Astrologia histórica ao criar ferramentais preditivos para relacionar o Universo, a Origem, o Desenvolvimento por etapas na fase Cósmica, o Homem e sua organização Social. Serão utilizados gráficos especiais e Simuladores de Astronomia.

Currículo:

Astrólogo profissional, há mais de 35 anos. Diretor do Centro de Pesquisas Astrológicas Hermes (SP). Especialista em Planetários Digitais e Salas de realidade virtual para Ciência (E&S Computer Corporation UTHA University). Inúmeros projetos junto a Universidades e órgãos de fomento nacionais e internacionais na área de Pesquisa e Ciências Complexas.

CARLOS HOLLANDA
A Grande Onda Peixes-Áries: a conjunção Júpiter-Netuno e os impactos em 2022
Das lentes cor-de-rosa ao fundo do poço. Das fantasias de grandeza ao esvaziamento de todas as expectativas. A passagem de Júpiter por um de seus signos de domicílio, seu intercurso em Áries e a conjunção com Netuno é um divisor de águas em termos sociopolíticos, econômicos, ecológicos e na atmosfera psíquica planetária. Entre a potencialização de delírios e escapismos e a criação de alternativas, veremos como essa e outras grandes configurações do ano incidirão sobre as coletividades e indivíduos através das ênfases do mapa.

Currículo:

Diretor da Escola Carlos Hollanda * Astrologia, autor de inúmeros artigos publicados em diferentes mídias e países, autor de livros e co-criador de diversos cursos e escolas no Brasil. https://carloshollanda.com.br/

 

CARMEN DE HITA – ESPANHA
Mercúrio e Dualidade – Intrepretção Astrológica de um Mito Ancestral e Contemporâneo
A dualidade é uma viagem de ida e volta, que se expressa no movimento do planeta Mercúrio. Diante dos conceitos de Unidade e Absoluto, a Dualidade faz parte de nossa percepção intelectual e sensorial. Nosso mundo físico está cheio de dualidades que favorecem nossa inteligência ativa e nosso aprendizado.

No Zodíaco, nada define melhor o observador-observado do que a imagem do Planeta Mercúrio, essência da Dualidade que, em seu próprio movimento aparente, oscila incessantemente em torno do Sol, unidade cósmica de consciência. O presente trabalho estuda a mitologia grega e egípcia do planeta Mercúrio, seus regimentos astrológicos e sua interpretação contemporânea na sociedade do século XXI: Movimento aparente de Mercúrio, Simbologia hermética, Mercúrio transmissor-receptor de informação, Mercúrio na Astrologia Harmônica, Interpretação dos paradoxos do século XXI: Medicina pública e privada, educação pública e privada, Internet sem fronteiras Globalização da informação, biotecnologia e multinacionais farmacêuticas.

Currículo:

Carmen de Hita nasceu em Madrid. É Engenheira Industrial em Eletricidade pela Universidade Politécnica de Madrid e fez doutorado na França. Começou a estudar Astrologia em 1987. O seu objetivo é transferir os conceitos da Tradição Astrológica Mediterrânica Europeia para a Astrológica moderna e fazer uma abordagem culta da comunidade científica / humanista do nosso tempo. Ela ministra cursos, workshops e palestras de Astrologia. E realiza consultas astrológicas desde 1993. Também colabora com reflexologia, florais de Bach e musicoterapeutas. Palestrante nos Congressos Ibéricos de Astrologia 1997-2019, participou pessoalmente em Encontros Astrológicos Internacionais na Espanha, Portugal e Brasil. E em plataformas online na Colômbia e Argentina. Tem artigos publicados em revistas e sites na Espanha, Portugal, França, Itália, Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia. Membro fundador da Escola de Tradutores de Sirventa-Alicante. Autoria coletiva da tradução do Livro Complicado nos Julgamentos das Estrelas de Ali Ben Ragel, século 12, Coleção Arquivo Hermético, Edic. Índigo.

 

CELISA BERANGER

A REVOLUÇÃO LUNAR E SUAS POSSIBILIDADES
Morin de Villefranche aponta a importância das revoluções lunares para avaliação das condições mensais, após a avaliação das condições anuais indicadas na Revolução Solar, portanto, antes de qualquer coisa, é uma das técnicas utilizadas para previsão em períodos curtos.

Há maneiras diferenciadas de calcular o retorno lunar. Além do tradicional retorno da Lua Natal, há o cálculo considerando a precessão, e ainda o cálculo converso. Apresentaremos exemplos.

Também é possível considerar o retorno da Lua da Revolução solar

Boris Cristoff incluiu a Revolução Lunar em seu método “Proluna” e Rubí Dumón  na sua “Mensagem Lunar”.

Currículo:
Formação acadêmica em Arquitetura. Astróloga consultora, professora, pesquisadora, autora de textos e livros. Palestrante no Brasil e exterior. Diretora do Espaço do Céu.  Ex-Presidente do SINARJ e da  CNA.

 

CLAUDIA LISBOA
Entre o amor possível e o amor idealizado
As relações, principalmente as amorosas, são em geral pautadas por uma idealização frustrante que atrapalha a construção de um relacionamento possível. Entretanto, a falta do imaginário não irriga o território do afeto inviabilizando a manutenção dos encontros.  A palestra tratará da aproximação dessas duas dinâmicas amorosas representadas nos simbolismos de Netuno e Saturno. Também serão abordados conceitos atualizados de domicílio, queda, exaltação e exílio de Vênus. Para aprofundar o tema serão abordados os textos da Teogonia de Hesíodo, a história de Eros e Psique de Lúcio Apuléio e o Banquete de Platão.

Currículo:
Claudia Lisboa se formou com Emma Costet de Mascheville em Porto Alegre na década de 70. Trabalha com atendimentos e leciona astrologia desde 1979. Apresentou o programa “No Astral” no canal GNT, escreve o horóscopo do Segundo Caderno do jornal O Globo, é autora dos livros “Os astros sempre nos acompanham”, “A Luz e Sombra dos 12 Signos” e “Astros e Previsões”.

 

EDUARDO MAIA

‘Cronocracia – Tela do Saber, Janela do Fazer’
A Magna Conjunção é Magno-Projeto que consolida o Saber.

Em 0º de Aquário, torna a Utopia mais duradoura e ‘Iguala’ os dois magno-planetas na construção & expansão de ideais.

Surge no final de um ano epidêmico e projeta conteúdo para duas décadas seguintes, assinalando um ‘PORTAL’ onde aparecem uma TELA com Saber expansivo e uma JANELA por onde se avista uma Construção sólida. Para o ir e vir & o devir.

Esse projeto pode ser visto na Vida e no Mapa Urbi, Orbi et Auto!

Estudo de Júpiter/Saturno na Astrologia & Mitologia, com ampliação simbólica de iconografia, cinema e poesia.

Curriculo:

Astrólogo/Professor de Astrologia, Mitologia e Arte; Conferencista e Pesquisador da Astrologia (há 51 anos); Diretor da Academia Castor & Pólux (fundada em 1982, Recife); Criador/Apresentador de Eventos (‘Stellium’, desde 1982)

 

FERNANDO FERNANDSE
O Estilo Brasileiro de Fazer Astrologia: Feiticeiros, Saltimbancos, Hereges e as Madames de Pele de Tigre
Nós, astrólogos brasileiros, herdamos muito menos da racionalidade europeia do que gostaríamos de acreditar. A Astrologia praticada do século XVIII a meados do século XX revela, do Oiapoque  ao Chuí, uma história difícil e sem qualquer glamour. Construímos um estilo de atendimento no qual convivem astrolatria, resquícios de feitiçaria, curandeirismo, heresias que escaparam à fogueira e espertezas de todo tipo. Se pretendemos, um dia, entrar na Academia pela porta da frente, precisamos antes assumir nosso lado B.

Currículo:
Fernando Fernadse é editor do site Constelar, diretor da escola Astroletiva, mestre em Sistemas de Comunicação, jornalista, bacharel em Artes Cênicas e especialista em Educação a Distância

 

MESA: GEORGE JORGE, MARCIA BERNARDO, PATRÍCIA BONI E ROBSON PAPALEO

A Astrologia e os desafios de uma nova mentalidade

Um olhar astrológico sobre os novos tempos digitais e a relação com rotinas de trabalho, educação, qualificação profissional e identidade de gênero. Estariam os avanços tecnológicos em descompasso com as antigas estruturas mentais?

Currículos:
George Jorge
Jornalista e astrólogo. Sócio proprietário da Escola Santista de Astrologia. Organizador de Encontros, Seminários e Jornadas Astrológicas. Conferencista em Encontros, Seminários e Palestras. Apresentador do Programa Estrelando e colunista de jornais e rádios na Baixada Santista.

Márcia Bernardo
Atua na área de ensino e atendimentos em Astrologia. Sócia proprietária da Escola Santista de Astrologia. Pesquisadora e conferencista em Palestras, Seminários e Encontros. Colunista do Jornal A Tribuna de Santos, Jornal da Orla e Rádio Saudade.

Patricia Boni
Astróloga, jornalista e educadora. Professora da Gaia Escola de Astrologia (SP). Participou de cursos na Escola Municipal de Astrofísica e do Grupo GaiaBrasilis.  Autora do Caderno Brasileiro de Astrologia: Memória Celeste.

Robson Papaleo
Astrólogo, professor e diretor de cursos e eventos da Gaia Escola de Astrologia, coordenador do CPG • Central de Pesquisas da Gaia, membro do Grupo GaiaBrasilis, organizador da ASTROLÓGICA ® Encontro Anual de Astrologia, formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo.
GUILHERME SALVIANO

Nódos Lunares, sua dinâmica e retornos sem falar de Karma.

Uma abordagem sobre os Nódos Lunares, seu significado astronômico no mapa natal como referência de rastros dos eclipses, menções a quem nasce em eclipse, bem como observações sobre tendências de seus retornos à posição natal ao longo das idades.

 

Currículo:

Formado na Escola GEA de São Paulo, (1992/93).
Autor do livro “Ciclos da Infância à juventude”.

Professor na Escola Regulus e Certificado em Ética em Astrologia e Técnicas de Atendimento pelo I S A R

 

 

JOÃO ACUIO (em breve mais informações)

Profecções – Apresentação da técnica, exemplos práticos em mapas e como utilizar a técnica em seu mapa.

 

JORGE LANCINHA – PORTUGAL
O Sistema Solar como Modelo de Desenvolvimento da Psique

Um dos principais pressupostos da Astrologia é a correspondência entre o macro-cosmos e o micro-cosmos, ou na máxima hermética: o que está abaixo é idêntico ao que está em cima. Assim, segundo este princípio, podemos tomar a estrutura do sistema solar como um modelo para compreender a psique humana, as suas dinâmicas e possibilidades de desenvolvimento, obtendo um mapa orientador. Nesta palestra proponho-me desenvolver este tema exemplificando como os arquétipos planetários simbolizam etapas do nosso desenvolvimento psico-espiritual.

Currículo:

Consultor e Formador em Astrologia, especializado em Astrologia Psicológica. É certificado com o C.A.P. da ISAR. Tem formação em Psicologia da Espiritualidade e em Psicologia Analítica.

 

JOSÉ MARIA GOMES NETO
A Zona de Retrogradação de Mercúrio e as distorções cognitivas

O objetivo da palestra é sinalizar a importância da passagem de Mercúrio por sua Zona de Retrogradação pelos elementos, indicando “lugares no tempo” em que os modos correspondentes de propagação de informação podem distorcer a compreensão da realidade. Como podemos usar esses períodos para melhorar a habilidade de comunicação. Serão apresentadas algumas das distorções cognitivas mais comuns e suas saídas, que podem ser de muita utilidade para maior clareza e entendimento numa interpretação astrológica. Entre elas: “generalização, rotulagem, acusação, leitura da mente, profecias, terribilidade, dever/ter que”.

Currículo:

Astrólogo, escritor e conferencista – Coordena a Oficina de Astro Coaching – Palestrante do TedxRio+20 – Formação em Coaching – Meta Coaching e cursa bacharelando de Filosofia na Fac.São Bento.

 

LÚCIA TORRES
As filhas de Urano e os filhos de Gaia – olhares transversais que mudam paradigmas

Embora a presença das mulheres na ciência (e, em especial, nas pesquisas celestes) ainda seja pouco reconhecida e valorizada pelo mundo acadêmico em geral, hoje se sabe que muitas descobertas importantes, em vários campos ditos “masculinos”, foram contribuições inestimáveis por parte delas (como é o caso de Maria Kirch, a primeira mulher a descobrir um cometa). Por outro lado, a visão do planeta Terra como um ser vivo, “Hipótese Gaia”, tem antecedentes históricos: muito antes de Lovelock, Teilhard de Chardin e Figanières já haviam escrito sobre isto. Talvez este século possa ser o cadinho convergente destes olhares e reorientar a jornada humana: o novo paradigma está emergindo. Uma pesquisa astrológica sobre estes visionários e seu legado: o século XXI será cooperativo (ou não será).

Currículo:

Astróloga, educadora, escritora e terapeuta. Coordenadora do Curso de Formação em Astrologia e do curso Limiares e Travessias – jornadas de mitologia e simbolismo (Casa V).

 

MARCIA FERREIRA
Quantos Quincúncios Ccabem em um Mapa?
Como lidar com um Mapa com oito Quincúncios, oito Yods e sete T-Squares?

Este é um caso real de uma paciente em psicoterapia, em que o Mapa Natal foi delineado após algum tempo do início do processo e demonstrou de forma clara a dissonância já apresentada nos relatos de sua vida.
Estudos de caso com acompanhamento longitudinal, ao contrário das pesquisas quantitativas, nos proporcionam a oportunidade da observação e confirmação das configurações astrológicas desdobradas ao longo do tempo.Nesta palestra, além da abordagem técnica, vamos também buscar compreender as incompatibilidades e conflitos neste estudo de caso.

Currículo:
Astróloga desde os anos 90. Pós-Graduada em Psicanálise.Fundadora do C.E.A.P, onde cria e ministra inúmeros cursos online.
Palestrante, certificada internacionalmente e atuante há muitos anos em organizações internacionais.

 

MARCIA MATTOS E ANDREA HONAISER (CONVIDADA ESPECIAL)

Urano e Júpiter: Laços de Sangue

Vamos apresentar as semelhanças entre Urano e Júpiter a partir de seu “parentesco” mitológico.
Na primeira parte faremos um breve relato dos mitos associados a Urano e Júpiter como potências fertilizadoras e geradores de prole. Princípio criativo puro (Andrea Honaiser).
Na segunda parte descreveremos os efeitos astrológicos dessas forças sobre a vida do indivíduo, principalmente quando seus ciclos se tocam por Aspecto Natal ou Trânsito (Marcia Mattos).

Currículos:

Marcia Mattos: Astróloga, escritora, coordenadora e professora de curso de formação em Astrologia.

Andrea Honaiser: Astróloga (moderna e tradicional), astrosofia, estudos Junguianos e Mitologia.

 

MARIA EUGÊNIA DE CASTRO (em breve mais informações)

 

MARISA AGHETONI FONTES
Astrologia, Universidade e Pesquisa

Serão discutidas as relações da Astrologia com as Universidades/Ciência ao longo da História, elencadas as principais pesquisas desenvolvidas nesta área do conhecimento e respectivas metodologias. A seguir, será feita uma discussão a respeito dos principais tipos de metodologias utilizados nestas investigações e apresentado um novo modelo adaptado de metodologia de pesquisa para a Astrologia, baseado numa abordagem qualitativa, acompanhado de uma exemplificação de pesquisa astrológica própria, envolvendo esta metodologia.

Currículo:

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação (Universidade de Lisboa e USP), Coordenadora Geral de Educação (IFRJ); pesquisadora com publicações nacionais e internacionais; ministra cursos de extensão em Astrologia (IFRJ).

 

NICOLE ZEGHBI
Alma e Espírito – Estrutura Psíquica e Astrologia Tradicional

Alma e espírito ou apenas as qualidades da mente do nativo, as definições à psique do nativo na astrologia tradicional são o fio condutor da construção narrativa que aborda a simbólica lunar, solar e mercurial – demonstrando a relação desses planetas com os conceitos de alma e espírito e sua inserção na prática astrológica das natividades.

Currículo:

Brasileira, nascida em Curitiba. Produtora de conteúdo da página Tecidura das Moiras.

Na leitura do céu convergem suas maiores paixões, astrologia e a palavra, exercício que leva a público através de palestras e artigos.

 

TITI VIDAL
A Jornada Astrológica em Outlander

Presença da Astrologia nas narrativas ficcionais em livros e séries de TV.

Outlander é uma série de TV baseada em uma série de livros de Diana Gabaldon, na qual uma das protagonistas, Claire, acidentalmente viaja no tempo e volta para aproximadamente 200 anos antes. Casada no futuro, Claire encontra um grande amor no passado e passa a tentar mudar o futuro da História. É possível notar a perfeita relação entre os mapas astrológicos e suas personalidades e trajetórias, em uma intrigante jornada através da narrativa astrológica dos personagens através dos tempos. A palestra visa contextualizar essa relação entre a Astrologia, o processo criativo de autores e suas histórias ganhando vida a partir das personalidades astrológicas.

Currículo:

Astróloga e jornalista. Atende e ministra palestras e cursos. Autora de livros. Colunista de sites, revistas e jornais. Roteirista e co-apresentadora do Podcast Astrológicas (Globoplay).

Diretoria do SINARJ

Copyright 2016 SINARJ © Todos os direitos reservados.

 

Sair da versão mobile