Na maioria das vezes em que leio algo sobre etiqueta corporativa, vejo recomendações de como devemos agir quando somos apresentados a alguém, qual a melhor forma de usar o celular, o email, entre outras. São informações importantes, mas que não levam em conta um ponto essencial no ambiente de trabalho e que pode beneficiar ou prejudicar um profissional, um departamento ou até mesmo toda uma empresa: a construção de relações colaborativas.
Se não estamos em um ambiente positivo, onde os profissionais trabalham verdadeiramente em equipe, podemos agir da maneira mais educada possível que não fará nenhuma diferença na imagem que as pessoas constroem da gente. Na verdade, qualquer coisa que fizermos pode ser vista como negativa.
Por isso, antes de pensar na melhor forma de entregar e receber um cartão de visitas, perceba o tipo de relação que tem construído com os demais profissionais da empresa onde trabalha, principalmente aqueles que fazem parte da sua equipe. Para saber se está no melhor caminho para um ambiente saudável, leve em conta essas recomendações:
Cumpra os prazos combinados
Se perceber que não conseguirá, avise os envolvidos com antecedência, para que eles não sejam pegos de surpresa.
Avise quando mudar de ideia
Sempre que mudar de opinião, informe os envolvidos, principalmente antes de uma reunião. Caso não consiga falar com antecedência, deixe claro que está dizendo algo diferente do combinado. É importante ressaltar que não existe nenhum problema em mudar o pensamento sobre algo. Aliás, isso é bastante saudável, porque mostra que existe abertura para o aprendizado. A questão é não informar os envolvidos.
Dê o crédito
Caso não lembre quem é o responsável por uma ideia ou projeto, pergunte e anote para não esquecer novamente.
Agradeça
Sempre que os seus colegas de trabalho auxiliarem você, agradeça. Deixar a liderança ciente desse apoio pode ter um efeito ainda mais positivo.
Peça desculpas
Sempre que tiver um comportamento inadequado, desculpe-se com os envolvidos. Lembre-se de estar disponível para escutar a outra pessoa nesse momento.
Imponha limites
Quando alguém se comportar de maneira que desagrade você, informe a pessoa de uma forma positiva e sem se concentrar nas críticas.
Nunca invada o espaço dos outros
Mais do que o espaço físico, perceba se não está fazendo alguma atividade de responsabilidade da outra pessoa. Se fizer isso, desculpe-se.
Muitos profissionais não conseguem construir relacionamentos colaborativos no ambiente de trabalho e, consequentemente, não se sentem felizes no local em que passam muitas horas todos os dias. Isso gera insatisfação e até a sensação de que não podem fazer nada para mudar essa realidade – principalmente porque muitos não recebem a orientação adequada. Mas, ao se darem conta de que basta colocar em prática comportamentos simples, essa tarefa se torna mais fácil e prazerosa e conseguem começar a trabalhar com felicidade.
Foto: Brooke Cagle no site Unsplash