Ícone do site Titi Vidal

O que são Estrelas Fixas

Nosso referencial desde os tempos antigos

As denominadas Estrelas Fixas são o nosso céu noturno. Aqueles objetos celestes que enxergamos brilhantes no céu, principalmente em noites mais escuras e em locais com menor poluição luminosa, e que aparentam não se mover.

Em relação aos outros astros que conseguimos perceber no céu e que se movimentam, como a Lua e os planetas, as estrelas estão sempre paradas, dando a impressão de que são fixas.

Estes corpos celestes que se movimentam rapidamente foram chamados de estrelas errantes (e mais tarde de planetas). Ao passo que as outras estrelas denomina-se fixas, embora se movam sim, com uma velocidade infinitamente menor. 

Esse movimento, relacionado ao eixo da Terra (precessão dos equinócios) faz com que mudem sua posição em 1º no céu a cada 72 anos aproximadamente.

Nas profundezas do céu

Elas não estão na eclíptica, ficam muito mais distantes, e dessa forma são como o pano de fundo que vemos no céu.

Para se ter uma ideia, a estrela central do nosso sistema, o Sol, está há uma distância equivalente a 8 minutos-luz da Terra, enquanto Betelgeuse por exemplo está a 530 anos-luz de nós. Rigel está a 830 anos-luz, Spica a 260,9 anos-luz.

Podemos considerar as estrelas como um outro referencial dentro da Astrologia, anterior à essa Astrologia que conhecemos hoje e com a qual trabalhamos.

Os povos antigos usavam muito o céu como referência. Inclusive na navegação elas sempre foram de extrema importância. 

Há registros do céu desde o período neolítico e em diversas civilizações espalhadas pelo globo terrestre. Na América, China, Mesopotâmia, África e em várias outras culturas já foram descobertas referências às estrelas do firmamento.

A partir do século VI a.c. As constelações começaram a aparecer em registros de alguns historiadores gregos, já as relacionando com alguns mitos.

Dessa maneira compilaram estrelas e atribuiram a elas maior ou menor força, maior ou menor influência, qualidades benéficas ou maléficas e vários simbolismos acumulados ao longo dos séculos.

Definitivamente as Estrelas Fixas são um estudo sagrado, que precisa e merece respeito por parte dos seus alunos, pois é um conhecimento ancestral que nos conecta aos nossos antepassados e nos guia para o futuro.

Confira suas estrelas com o nosso relatório:

Sair da versão mobile