Constelação de Libra
por Mariana
Os dois pratos da balança
Vizinha da Constelação zodiacal de Escorpião, temos a constelação de Libra, que acabou por herdar as suas garras . Antigamente, até por volta do século I a.C., o que hoje vemos com a balança nas mãos da Justiça, eram as pinças desse animal.
No estudo de estrelas fixas destacamos 2 dentre esse grupo, ambas com referência a quem ajuda os outros.
Apesar de não terem um brilho muito expressivo no céu, é possível encontrá-las tomando por referência Antares.
Na Mitologia
Libra não possui mitos específicos atrelados a ela, sendo geralmente ligada à mitologia da Virgem, como Astréia. Essa deusa representa ao mesmo tempo a pureza (Virgem) e a Justiça (Libra).
Alpha e Beta da Constelação
Como estrela Alpha da constelação de Libra temos Zuben Elgenubi (ou Garra do Sul em árabe). Ela costuma estar presente em mapas de quem se envolve com justiça social. É a verdadeira estrela dos voluntários. Geralmente são pessoas que fazem pelo outro por pura generosidade, sem esperar nada em troca. Mas precisam resistir à tentação de ter o poder para si.
Assim também é a sua irmã, Zuben Eschamali (ou Garra do Norte), uma estrela de justiça. Porém nesse caso, as pessoas que ajudam costumam ter algum interesse particular envolvido. Geralmente é gente que toma partido, que escolhe um dos lados, e acredita que merece ser reconhecida pelo auxílio dado.
Enquanto Zuben Elgenubi está em 15 graus e 22 minutos do signo de Escorpião e tem a sua natureza associada a Marte e Saturno, Zuben Eschamali está em 19 graus e 39 minutos do signo de Escorpião. Sua natureza é associada a Júpiter e Mercúrio.
Quer saber se você tem alguma delas? Veja abaixo: