Ícone do site Titi Vidal

Agatha Christie e suas estrelas

Uma grande romancista

(Photo by Jack Esten/Popperfoto via Getty Images)

Nascida no sul da Inglaterra, Agatha Christie foi uma bem-sucedida autora de romances policiais. Ela segue com o título de romancista mais vendida de todos os tempos até hoje.

Já aos 18 anos de idade ela escrevia contos, por diversão, tendo sido desde muito jovem uma ávida leitora.

O sobrenome Christie vem do seu primeiro marido, um aviador, com quem se casou durante o período da Primeira Guerra Mundial. Nessa época ela trabalhava em um Hospital da Cruz Vermelha em Torquay. Quando o Hospital abriu um dispensário, ela aceitou uma oferta de trabalho nesse local  e completou o exame da Sociedade de Boticários.

Primeira Obra

Fosse para aliviar a monotonia do trabalho e do tempo extenso que ficava sem encontrar o marido durante os anos de guerra, fosse por uma aposta que fez com sua irmã, que não acreditava que ela fosse capaz de escrever uma história de detetive, o fato é que nessa época ela escreve seu primeiro romance.

Como resultado, The Mysterious Affair at Styles foi publicado, em 1920, e o uso de veneno pelo assassino foi tão bem descrito que Agatha recebeu uma homenagem sem precedentes para uma escritora de ficção – uma crítica no Pharmaceutical Journal.

Após a guerra, já separada, Agatha continuou a escrever e experimentar diferentes tipos de histórias de suspense e mistério de assassinato.

Expresso Oriente

Ela nutria um profundo desejo de viajar no Expresso do Oriente (trem de longa distância que teve seu apogeu nos anos 30), tendo conseguido realizar esse sonho em 1928. 

Sem dúvidas o Expresso foi importante para ela pois foi ali que, um ano depois, conheceu seu segundo marido, um arqueologista, com quem viveu até o fim de seus dias.

Além disso Murder on the Orient Express (Assassinato no Expresso Oriente) foi publicado em 1934, e é um de seus romances mais conhecidos, tendo sido baseado no verdadeiro caso de um sequestro.

Agatha e Alphard

Agatha Christie tinha Alphard como heliacal rising star (missão de vida), uma estrela que ainda assusta muita gente devido à sua associação com a violência. 

Porém podemos ver nesse exemplo que a romancista renomada não viveu tragédias ou situações apavorantes ao longo de sua existência. Pelo contrário, teve uma vida bastante feliz e de muita coragem e ousadia.

Podemos encontrar a correlação de Agatha com Alphard de uma maneira muito interessante: como autora de histórias de investigação, ela era a “assassina” de seus personagens. Ao passo que escrevia romances baseados em crimes, utilizava toda a potência dessa estrela considerada difícil. Outro ponto curioso é que ela foi casada com um piloto de guerra.

Leia sobre Alphard aqui:

Demais estrelas

Como todos nós, Agatha Christie tinha ainda outras estrelas em seu mapa, mas uma em especial que quero apontar, e que se repetia, era Murzim.

Murzim é uma estrela da constelação do Cão Maior, relacionada às pessoas que têm algo a dizer. Enquanto escritora, ela utilizou toda a força dessa estrela para fazer obras que contém riquezas de detalhes e exercem, mesmo depois de tantos anos, verdadeiro fascínio em seus leitores. Com Saturno, Murzim dá a capacidade de influência através das palavras, e com a Lua, traz a aptidão investigativa e o amor por biografias.

Leia mais sobre Murzim:

Quer saber mais sobre Estrelas Fixas e a relação de personalidades com as suas estrelas?

Acompanhe a nossa página no Instagram @estrelasfixas e o site.

Sair da versão mobile