Ícone do site Titi Vidal

Achernar, alpha Eridanus

Estrela dos Fins Rápidos

Achernar é a estrela alpha da constelação do Rio, ou Eridanus. Seu nome deriva de uma frase árabe que significa “fim do rio”. É uma estrela de primeira magnitude, sendo a nona mais brilhante do céu noturno.

Eridanus começa no pé de Orion e então desce em direção ao Polo Sul.

Eridanus na Mitologia

Na mitologia grega, Eridanus é um rio que foi esculpido por Phaeton (também Faetonte ou Fáeton). Filho do deus Hélios (Sol), Phaeton um dia pediu para que seu pai o deixasse guiar a sua carruagem. Helios, sabendo da imprudência do jovem, tentou demovê-lo da ideia. Porém Phaeton, insistente, conseguiu o que queria.

Inicialmente tudo correu bem, mas em determinado momento, o rapaz acabou por perder o controle da carruagem do Sol, passando assim a queimar parte do mundo, causando destruição e terror. Dessa forma Zeus precisou intervir rapidamente e fulminou Phaeton e seu carro com um de seus raios.

Mais tarde, na mitologia, Apolo foi considerado também o deus do Sol, por isso encontraremos Phaeton tanto relacionado como filho de Hélios como de Apollo.

Princípios de Achernar

Essa é uma estrela considerada “turbulenta”, que pode indicar crises ao longo da vida. As mudanças vêm através de fins rápidos, de conflitos ou instabilidades. E essas mudanças parecerão eventos passados, velhos problemas, que são simplesmente varridos para longe.

Geralmente são pessoas que precisam lidar com eventos inesperados, pedindo ações rápidas e eficientes.

Está ligada a fogo e inundações, seja de maneira literal ou simbólica. Mas também à fé e à religiosidade.

Justamente pelo entendimento de que a vida corre e segue como o curso de um rio, pode indicar pessoas que auxiliam outras a atravessarem as fases mais turbulentas da vida.

Atualmente está a 15º35′ de Peixes.

Saiba se você tem essa e outras estrelas pelo relatório:

Sair da versão mobile