Ícone do site Titi Vidal

Ervas de pretos velhos

Maio é o mês dos Pretos Velhos. Espíritos de anciões que atuam na vibração do Orixá Obaluaiê, também conhecido como o Orixá da Cura.

Dia treze é o dia que celebramos essa linha de espíritos na Umbanda. Espírito que acalentam, aconselham, curam e protegem as pessoas que os procuram.

Os Pretos Velhos são as entidades mais carismáticas da Umbanda, essa fama é devida a sua forma tranquila e carinhosa de cuidar de seus filhos, sempre trazendo para eles uma palavra amiga, um benzimento com um galinho de arruda, ou até mesmo um simples abraço, mas sempre cheio de energia e compaixão.

Quando em terra essa linha apresenta-se sobre o arquétipo de velhos africanos, porém nem todos os espíritos dessa linha vibratória são antigos escravos ou apenas negros. Existem, também, outros espíritos de luz que por se identificarem com essa faixa vibratória e com esse propósito da caridade, escolhem trabalhar junto dessa falange.

Os Vovôs ou Vovós, como são carinhosamente chamados, são também grandes feiticeiros detentores dos mistérios de muitos elementos da natureza. Em seus trabalhos de caridade, além de quebrarem demandas e magias negativas, feitas contra seus, os Pretos Velhos os auxiliam a compreender o momento de sua jornada nessa vida, trazendo assim paz e serenidade para que a pessoa encontre seu caminho para sua evolução.


O dia da semana que saudamos essa linha é a segunda-feira. A vela utilizada é a bicolor, preta e branca. Suas principais ferramentas de trabalho são o cachimbo, o chapéu de palha, a pemba branca, o rosário, o crucifixo de madeira e as poderosas ervas. Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca. Ervas com propriedades que limpam, tranquilizam e equilibram o corpo físico, mental, emocional e espiritual.

Aproveitando a vibração do mês de maio montei um banho de ervas frescas de preto velho, indicado para auxiliar nos tratamentos de pessoas com problemas de ansiedade, insônia ou desequilíbrio emocional. Vamos lá:

Elementos:
1 Arruda (punhado)

1 Rosa Branca (somente as pétalas)

1 Alfazema (punhado)

1 Alecrim (punhado)

1 Guiné (punhado)

Preparo

Coloque em uma bacia água mineral e misture todas as ervas (com exceção da rosa branca) e macere por uns 5/10 minutos as ervas fazendo uma oração. Mentalmente peça para que seus campos físico, mental, espiritual e emocional sejam limpos, descarregados, equilibrados e harmonizados de acordo com a Lei Maior e com a Justiça Divina. Durante o processo mantenha uma vela branca ou verde acesa ao lado, e peça para que o espírito vegetal cruze e abençoe esse banho.

Deixe descansar o preparo de ervas. Pegue uma panela ou caldeirão, coloque tudo nele e acrescente água quente, de 1 à 2 litros. Por fim coloque as pétalas de rosa branca e deixe tampado por 20 minutos. Coe e, após o seu banho normal, jogue metade na frente e metade nas costas do pescoço para baixo. Esse banho deve ser tomado a noite antes de deitar. Coloque uma roupa branca e descanse. Repita esse banho por 3x com períodos de 48h intercalados, exemplo: segunda, quarta e sexta.

                                                                        .

Que a sabedoria desses espíritos de luz, influenciem os seus pensamentos e sua atitude na sua jornada de evolução.

Salve vovôs e vovós.

“Trabalhe duro para ter a vida que sonha, mas não se esqueça de ser feliz com a vida que tem.” (Preto Velho Pai Benedito)

Sair da versão mobile