Ouvimos o tempo todo as pessoas falarem sobre a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, que apenas quando ele for alcançado, serão felizes. Mas, ao irmos mais a fundo nesse desejo, descobrimos que o que procuram é liberdade, em especial para decidir o que fazer.
Vejo isso frequentemente com meus clientes na consultoria. No entanto, vou compartilhar um exemplo pessoal para ilustrar como a busca pela liberdade é o que importa. Na última empresa em que trabalhei como funcionária, era comum fazer horas-extras, ter que lidar com uma quantidade de trabalho maior do que cabia no meu tempo, entre outros problemas de gestão. Por isso, minha vida, como um todo, acabava prejudicada. Dessa forma, eu me sentia sobrecarregada e tinha, constantemente, a sensação de estar presa.
Enquanto eu insistia em buscar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, não conseguia sair do lugar.
Naquela época, a minha busca era pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mas como eu conseguiria dedicar tempo para as duas dimensões da minha vida? A resposta era que eu deveria, antes de qualquer coisa, conquistar a minha liberdade. Para isso, era necessário impor limites. Foi quando eu comecei a dizer não, a controlar melhor o meu tempo, minha agenda, priorizar o que precisava, entre outras ações. A partir daquele momento, pude tomar decisões sobre minha agenda e, algumas vezes, escolhia trabalhar mais do que as 8 horas. E fazia isso feliz.
O que nos deixa sufocados é sentirmos que não somos donos do nosso tempo, que não podemos decidir o que iremos fazer a cada dia.
Por exemplo, se pudermos escolher chegar um pouco mais tarde no trabalho para pegar o metrô menos movimentado, trabalhar um dia de casa para estar mais perto da família, sair 5 minutos mais cedo para fazer um curso adiado por anos, iremos nos sentir mais felizes. Por isso, antes de querer usar 50% do seu tempo para a vida pessoal e 50% para o trabalho, busque ser livre para fazer escolhas. Para todas as áreas da sua vida.
Quer saber mais sobre como encontrar liberdade na sua vida pessoal e profissional? Entre em contato.
Foto: Fernando Brasil no site Unsplash