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Empreender não é criar uma conta no Instagram

É muito comum acompanhar nas redes sociais o surgimento de novas empresas, principalmente as micro e pequenas, vendendo seus produtos e serviços. Canais online vêm crescendo continuamente no Brasil por conta da pandemia, quando espaços físicos foram substituídos pelo trabalho digital. 

O Instagram, por sua vez, costuma ser a rede preferida dos usuários e continua crescendo ainda mais. É um canal bem simples para utilizar, possui bastante interação e conta com um visual atrativo. Além disso, aos poucos também estão aparecendo novas funcionalidades. No ano passado, por exemplo, alguns selos para Lives monetizadas foram liberados para alguns criadores de conteúdo.

Justamente pela facilidade de seu uso, muitas pessoas acham que ter um Instagram é o suficiente para empreender. Em meu trabalho como estrategista e consultora para pequenas e médias empresas percebo que muitas delas não sabem como realizar corretamente seus negócios ou o porquê que eles não evoluem, mesmo postando diariamente.

Quando uma pessoa resolve criar um negócio ela deve ter em mente que:

  1. Ganhar dinheiro leva tempo;
  2. Seus consumidores devem ganhar confiança em seu produto/serviço.

E como resolver esses problemas? Em primeiro lugar, é necessário desenvolver uma boa estratégia aliada a um planejamento de negócio. Isso começa logo na decisão do nome da empresa: não é algo fútil, e sim de extrema importância. É o principal ativo da sua empresa.

Para escolher um nome, ou seja, a marca de seu serviço, são levados em consideração uma série de fatores como, registro no INPI para evitar eventuais processos de plágio, pesquisa de mercado e se o nome realmente favorece a imagem do negócio.

Achar que é possível criar uma marca a partir de aplicativos de design, caso do famoso Canva, é um grande erro. Acreditem: isso é mais comum do que poderíamos imaginar. Saibam que muitos dos produtos e serviços que gostamos possuem marcas fortes e que realizaram intensas pesquisas de percepção do consumidor.

Com a marca desenvolvida parte-se para outro momento: sua gestão. Construir afinidade com seu público, valorizando sua experiência ao consumir o produto é uma dica que vale ouro e só traz benefícios. Relacionamentos são construídos com confiança e respeito. 

Estabelecer processos é fundamental para seu negócio. Por isso, há um planejamento bem feito, estabelecendo metas e cuidando da organização do trabalho. E, principalmente, não se engane: empreender não quer dizer trabalhar a qualquer momento.

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