Ícone do site Titi Vidal

Empatia para superar uma crise

Empatia para superar uma crise

Empatia para superar uma crise

Há algumas semanas, publiquei aqui na minha coluna Trabalhe Feliz um texto sobre a importância de respeitarmos o espaço dos outros. Mas, considerando o cenário atual, em que muita gente tem feito home-office devido a uma crise sem precedentes, tenho visto que os limites estão sendo ultrapassados de diversas formas: profissionais trabalhando muitas horas, gestores e clientes demandando demais – em alguns casos, muito mais do que para o que foi contratado – entre outros problemas.

Muitas dessas questões poderiam ser facilmente resolvidas se todos os envolvidos colocassem em prática uma atitude simples e que tem sido muito mencionada nos últimos dias: a empatia, que é chave para superar uma crise. De acordo com Brené Brown, pesquisadora e storyteller, que estuda vulnerabilidade, coragem, autenticidade e vergonha, “empatia atrai conexão”. Em uma palestra, que pode ser vista aqui, a professora da Universidade de Houston traz um estudo feito por Theresa Weiseman, estudante de enfermagem, que pesquisou profissões em que a empatia é chave e definiu quatro atributos da empatia:

Quando pensamos nesses quatro pontos parece simples praticar a empatia. Mas ela se torna um grande desafio quando somos diretamente impactados pelas atitudes das pessoas com quem precisamos praticá-la. Vamos pensar em um exemplo bem comum: uma pessoa da sua equipe está bastante abalada com a crise que estamos enfrentando, tem se preocupado demais com o futuro, embora não tenha sido infectada com a COVID-19. Por causa disso, a produtividade desse profissional está abaixo do esperado e isso tem impactado as suas entregas, afinal, vocês são uma equipe. Como consequência, você tem feito horas-extras e ficado bastante incomodado, sem contar o cansaço físico e mental.

Como podemos usar a empatia para superar essa crise?

Quando vivemos uma situação assim, nossa primeira reação costuma ser julgar mal o outro. Mas precisamos fazer algumas reflexões antes de tirarmos conclusões:

Se não conseguimos responder essas perguntas com 100% de certeza para as pessoas mais próximas de nós, imagine para um colega de trabalho. Por isso, antes de tirar conclusões sobre a forma como seus colegas estão reagindo a essa crise – e a outras que vão surgir -, coloque em prática os 4 pontos mencionados acima. Caso você não consiga se lembrar de todos eles, existe um que pode ser usado como coringa: escute de verdade!

Quer saber mais sobre como colocar em prática a empatia e criar relações positivas no trabalho e fora dele? Entre em contato.

Foto: Perry Grone – Unsplash

Sair da versão mobile