Em meio a um aspecto desafiador entre Marte e Plutão
E muitas outras coisas que estão acontecendo no céu do momento.
Por tudo que temos visto acontecer no mundo, sabemos que não são tempos fáceis.
Já havia alertado nos artigos, posts e horóscopos que outubro seria um dos meses mais complicados e desafiadores do ano.
Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e, sempre podemos pensar que se há tanta tensão fora, é porque também podemos vivenciar esse caos em nossas vidas, muitas vezes de forma mais internalizada e/ou focada em um assunto ou área da vida.
Marte e Plutão estão em quadratura
E esse é um aspecto extremamente desafiador.
Ao longo da histórica, Marte e Plutão em aspecto costumam estar relacionados situações mais extremistas e perigosas, incluindo terrorismo, conflitos armados, acidentes nucleares, atentados, período de mais violência, acidentes de grande proporção, crimes mais violentos e outras coisas dessa natureza.
Vale lembrar que é um aspecto que desenvolve um ciclo e que esta quadratura de agora remete ao encontro de ambos planetas que aconteceu a última vez em março de 2022 e, antes disso, em março de 2020. Ambas no signo de Capricórnio. A próxima conjunção entre eles será em fevereiro de 2024, já em Aquário.
É um aspecto que nos coloca em situações-limite, intensas e extremas. Não só do ponto de vista coletivo, mas também individual. Onde toca em nosso mapa, desperta questões profundas, algumas antigas e que podem balançar nossas estruturas.
E não só onde estão exatamente agora, mas onde estavam quando se encontraram das últimas duas vezes, podemos sentir tais assuntos se desenvolvendo.
Você pode descobrir que assuntos estão sendo tocados em seu mapa pelo PS Astrológico
Apesar de ser um aspecto tenso, que nos deixa em estado de alerta e nos pede para evitar tudo que possa ser perigoso, este pode ser um momento decisivo, para finalizarmos ciclos internos. Podemos ter a coragem de encarar e enfrentar antigos desafios. Resolver e superar. E seguir em frente.
Mas pode ser preciso lutar, enfrentar com força e coragem.
Vale lembrar que Marte está em Libra e Plutão em Capricórnio, mexendo com relacionamentos e estruturas. Pode ser o momento perfeito para resolver questões internas que envolvam relações, novas e antigas e as estruturas de cada uma delas.
Também pode ser aquele momento importante para nos darmos conta sobre a responsabilidade e ética de cada um ao se relacionar.
O eclipse solar acontece no signo de Libra
Deixando esse aspecto de relações e conflitos ainda mais intenso.
Estamos vendo os conflitos mundiais e podemos pensar que nossas relações também podem passar por isso.
Sabe aqueles momentos nos quais percebemos que certas pessoas nunca foram aliadas? E que só podemos contar com nós mesmos em determinadas situações?
Esse eclipse solar (que acontece dia 14, na Lua Nova), coloca em pauta os relacionamentos, que já vêm sendo testados nos últimos meses por conta de outros aspectos que já vivemos ou ainda estamos vivendo.
Seja nas relações políticas e mundiais ou em nossos relacionamentos pessoais – afetivos, familiares, profissionais ou amizades, muito está sendo questionado. Muito está sendo definido. Entre fins, começos e recomeços, crises e conflitos, fortalecimentos de vínculos ou qualquer mudança em um relacionamento, estamos percebendo com mais clareza o que vem de cada relação. E o que temos a oferecer para cada uma delas.
Além do tema relacionamento, o eclipse vem questionar nossa paz. Nos tirar da zona de conforto para que possamos buscar de fato o que nos deixa tranquilos, felizes e equilibrados.
Esse é um eclipse de nodo sul, o que também significa a possibilidade de certas coisas antigas vindo à tona, enquanto ciclos do passado também tendem a se fechar.
O eclipse lunar será em Touro
Fechando um ciclo de eclipses no eixo Touro-Escorpião, que mexeu com nossos valores. Será um eclipse intenso que, além de ser o ápice do ciclo iniciado pelo eclipse solar, trará novidades e a oportunidade de olhar para o futuro, construindo coisas mais sólidas e estruturadas daqui por diante.
É um momento de confiar mais no futuro e planejar, com cuidado e responsabilidade.
Jupiter, em Touro, no momento do eclipse lunar, com a Lua, enquanto Sol, Mercúrio e Marte estão juntos em Escorpião, oferece uma intensidade extra para esse momento, levando certas situações ao seu extremo para que possamos resolver.
Se toda Lua cheia faz nossas emoções transbordarem, neste momento podemos sentir tudo muito mais e, ainda que isso nos ajude a dar conta de tudo que estamos sentindo, também podemos ficar com os nervos à flor da pele e acabar tomando atitudes e decisões extremas.
Apesar dos riscos que isso traz, pode ser a oportunidade, o empurrão que faltava para tomarmos certas decisões e atitudes.
É, portanto, um céu intenso, desafiador
Que requer cuidados especiais. Que nos pede para não nos colocarmos em situações de risco. Que possamos aproveitar essa intensidade toda para fazer certas mudanças, ao invés de repetir erros do passado.
Vale lembrar que eclipses também são chamados, janelas de oportunidade que nos convidam a mudar para vivermos mais conectados à nossa essência e aos nossos propósitos de vida.
Enquanto isso, voltando ao Marte + Plutão, temos uma espécie de acerto de contas, para que coisas que ficaram guardadas também possam ser resolvidas.
Vamos tentar nos colocar nesse papel, de darmos o primeiro passo para tentar resolver conflitos, ao invés de causá-los ou potencializá-los. Sabendo que isso não significa ignorar o que está acontecendo, mas sim analisar o que cabe a cada um de nós fazer para mudar. E melhorar. E seguir em frente.