Nascemos, bebês indefesos, fofos e com toda nossa delicadeza damos aprendizado aqueles que foram escolhidos ser nossos pais, professores, mentores e babões prediletos. Olha como a vida nos surpreende, aprendemos mais do que ensinamos, com choros, cólicas, com olhares, tombos, brincadeiras e educando. Damos nosso sorriso mais sincero e recebemos amor em quantidades absurdas.
Nos tornamos crianças e a construção do dar & receber continua com toda sua desenvoltura, tudo bem que nem sempre damos o certo, como por exemplo mordidas nos primeiros amigos ou seres da mesma espécie que insistem em pegar o mesmo brinquedo que eu, problemas gigantes para nossa idade, resolvidos por adultos que visam unicamente terminar com o choro estarrecedor e receber um sorriso da mãe protetora ao invés da franzida de testa. Damos sorrisos, carinhas, beijinhos e piscadinhas, recebemos muitos beijinhos, carinhos e fraldas limpas.
Já crescidinhos preferimos dar um pouco mais de trabalho, questionamentos e muitas dúvidas nesse período de transição. Recebemos um corpo novo, ideias que mudam a toda hora, novos amigos, uma turma que nos identificamos e muita diversão. A amizade se faz presente nessa fase e nos mostra como é bom ter amigos que nos entendem e tem os mesmos problemas. Damos e recebemos com a mesma intensidade e verdade. É único, inesquecível e transformador.
Dar & Receber vibram na mesma frequência, constituem a mesma sensação e são realizados por pessoas com a vibe positiva, transparente e verdadeira. Todo relacionamento implica em Dar & Receber, seja ele de amizade, de parceria, nos negócios, no amor ou familiar, ninguém perde por dar, se doar ou ceder contanto que sempre seja com a melhor das intenções. Lógico que quando esse sentimento é reciproco tem um valor diferente e gera gratidão, mas nem sempre o que damos, recebemos e o que plantamos, colhemos. Partindo da percepção que muitos desaprenderam e se perderam na trajetória, pois não conseguem dar e não sabem receber, serão pessoas que somente perdem com essa atitude, e você o que deve fazer? Se importe com o que realmente é magico e transformador, damos o que somos, o de mais valioso, o que é especial e isso nos engrandece e nos torna seres especiais, nunca se arrependa de ser bom, de fazer o bem e dar amor, esse comportamento diz tudo sobre ti, e isso é o que importa e te faz crescer. Se cuide.
Cátia Degasperi