Trabalhar em um ambiente positivo é um dos fatores para a felicidade profissional. E o diálogo aberto e sincero é chave para alcançar isso. Mas ter conversas francas no dia a dia pode ser um desafio para alguns, principalmente quando falamos de situações críticas no trabalho. Por isso, selecionei as principais recomendações para você colocar em prática.
- Seja acessível: você pode – e deve – ser uma pessoa ocupada, mas precisa se mostrar disponível para uma conversa franca e objetiva. Se está sempre dizendo que não tem tempo, as pessoas não irão se sentir confortáveis para te procurar. Caso não tenha tempo de conversar com um colaborador no momento solicitado, sugira outro horário e não desmarque.
- Escolha o lugar ideal: se a conversa for marcada com antecedência, tente saber o tema para pensar no melhor local. Não precisa questionar diretamente o colaborador “sobre o que você quer falar?”. Mas você pode ter uma ideia do assunto fazendo outras perguntas: Quanto tempo deve bloquear a agenda? Quem irá participar da conversa? Quem mais será convidado? Com isso você já pode entender se o assunto exige um local mais neutro ou informal, por exemplo um café próximo ao escritório, ou apenas uma sala de reunião.
- Escute: mesmo que não concorde com o que for apresentado, não interrompa. Deixe quem está falando concluir o raciocínio. Cuidado também com a linguagem corporal. Não mostre que está desconfortável com a situação: evite cruzar os braços e franzir a testa, por exemplo.
- Reflita: não se sinta na obrigação de dar uma resposta na mesma hora. Pense no que está sendo falado antes de fazer comentários Atitudes por impulso podem trazer resultados negativos.
- Não julgue: tente se colocar no lugar da outra pessoa. Isso irá ajudar você a entender as razões do colaborador e, assim, não fazer nenhum tipo de julgamento.
- Responda: mesmo que a resposta não seja imediata, você precisa dizer algo. Pode ser apenas a data em que irá dar um retorno final sobre a conversa. Lembre-se, responda apenas após tomar a melhor decisão para todos os envolvidos.
- Seja coerente: qualquer que seja a sua resposta, aja de acordo com o que falar e nunca faça promessas vagas ou que não possa cumprir. É importante deixar tudo claro para gerenciar expectativas e evitar mal entendidos.
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