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Como manter os profissionais (incluindo você) motivados?

Ao contrário do que muita gente pensa, os grandes desafios enfrentado pelas empresas para manter seus colaboradores motivados não estão diretamente relacionados aos salários. Comportamentos pouco colaborativos, falta de alinhamento na comunicação e gestão desestruturada podem ser considerados os grandes vilões a serem vencidos pelas organizações.

Também na direção oposta do que muitos profissionais acreditam, as mudanças a serem realizadas para que a motivação apareça são acessíveis e não envolvem altos investimentos. Uma das formas de vencer os desafios é fazer a si mesmo(a) as seguintes perguntas:

1. Você conhece os processos de trabalho das áreas da empresa onde trabalha? Não precisa saber os detalhes de cada departamento, mas entender como funcionam os setores que têm relação direta com o seu é essencial. Ter uma visão mais ampla das atribuições da sua área permite que você encontre novas possibilidades para você, para sua equipe, além da possibilidade de aperfeiçoar o seu trabalho ou sugerir modificações positivas para outras áreas.

2. Você conversa abertamente com sua equipe? Isso inclui principalmente ouvir. Não basta apenas dizer o que quer e precisa. É essencial escutar verdadeiramente o que as pessoas dizem. Na maioria das vezes, elas apresentam soluções simples e rápidas para problemas que podem causar grandes prejuízos para a empresa. 

3. Você reconhece os profissionais? Lembre-se de que cada resultado bem sucedido acontece porque houve a dedicação de pelo menos um(a) colaborador(a). Por isso, é essencial valorizar o comprometimento de quem auxiliou a empresa a alcançar as metas.

4. Existem problemas simples de resolver, que ainda não foram solucionados? Com certeza você não conhece todos os problemas da empresa. Mas aqueles que sabe que existem, devem ser resolvidos o quanto antes, principalmente os pequenos. Embora pareçam sem importância, quando a solução demora demais, podem causar grandes prejuízos. Além disso, as mudanças que acontecem ao solucioná-los, deixa os funcionários mais motivados. É claro que as questões urgentes e emergenciais devem ser primeiras na fila!

5. Os colaboradores da empresa confiam em você? Se os funcionários não se sentem confortáveis para falar com você, isso pode indicar falta de confiança. Por isso, mostre-se acessível, principalmente nos momentos mais difíceis.

6. Os profissionais entendem a razão do trabalho que fazem? Muitas pessoas fazem o que precisam mas nem sempre entendem o porquê. Embora seja comum pensar que eles devem perguntar, muitas vezes não encontram abertura para isso. Por isso, é importante explicar os motivos e dar espaço para questionamentos. 

7. Os gestores estão preparados para essa função? Quem está na linha de frente tem mais condições de propor soluções, já que conhece os detalhes dos processos de trabalho. Mas, muitas vezes, as sugestões são ignoradas. Isso pode acontecer por diferentes razões, como medo dos gestores serem vistos como incapazes de resolver problemas. Porém, incentivar as pessoas a propor soluções deve ser uma das funções de todos.

É claro que nem todas as pessoas vão se sentir confortáveis para dizer tudo o que pensam. Vários sentimentos podem inibir isso e um deles é o medo. Além disso, nem todo gestor fica tranquilo para ouvir o que seus funcionários têm para dizer. Por isso, coloque as mudanças em prática aos poucos: implemente uma e, quando se sentir confortável com ela, coloque uma nova em ação. Boa sorte!

Foto: Alex Radelich no site Unsplash

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