Ícone do site Titi Vidal

Como agir em tempos de crise

Como vencer uma crise

Como vencer uma crise

A primeira vez que ouvi falar do coronavírus, mais especificamente da COVID-19, foi em janeiro deste ano. Mesmo o vírus estando longe do Brasil, fiquei um pouco apreensiva, já que, de alguma forma, estamos todos conectados. Porém, achei que não precisasse me preocupar demais. Mas o tempo foi passando e a doença virou uma pandemia. Foi nesse momento que pensei que deveria pensar em como agir em tempos de crise, já que estávamos perto de enfrentar uma.

Quando a COVID-19 chegou ao Brasil, corri para comprar álcool em gel e lembro que, na farmácia, fiquei dividida entre dois pensamentos: “agora estamos fritos” e “não preciso ficar em pânico, porque já que esse vírus está há um tempo causando problemas, as autoridades já devem ter um plano definido”. Eu achava que o governo brasileiro havia seguido um caminho simples para a solução de problemas: observar, analisar, planejar e agir.

Porém, conforme os dias foram passando e o número de casos aumentando no Brasil, fui percebendo que esse caminho não estava sendo seguido de forma linear e sim que tudo estava sendo feito ao mesmo tempo. Por causa dessa atitude, temos visto tanta gente angustiada e insegura em relação ao impacto da COVID-19 na saúde e na economia.

Observar, analisar, planejar e agir

É bastante inquietante para todos e, no meu caso, a incerteza é também em relação ao futuro da minha consultoria. Porém, ao contrário das autoridades, decidi seguir o caminho ideal para vencer uma crise: observar, analisar, planejar e agir. Com a quarentena, muitas pessoas precisaram trabalhar de casa pela primeira vez (observar). E, embora pareça simples, esse regime de trabalho pode ser bastante complexo (analisar). Enxerguei, então uma oportunidade de ajudar quem precisa e, ao mesmo tempo, divulgar o meu trabalho (planejar): passei a oferecer consultoria gratuita de 30 minutos para home-office produtivo (agir).

Essa experiência, além de me permitir resolver um problema, também me trouxe possibilidades para atravessar essa crise de uma forma menos estressante: consigo sair das notícias sobre COVID-19, ver possibilidades e oportunidades para o futuro, cuidar da minha saúde e das demais pessoas trabalhando de casa, conhecer pessoas diferentes e, principalmente, colocar em prática o que me moveu a criar a minha consultoria em eficácia e felicidade profissional: provar que é possível ter uma rotina profissional menos estressante, criando, assim, um ciclo de bem-estar.

Para saber mais informações sobre como agir em tempos de crise, participe do webinar gratuito no dia 16/04, das 19h às 19h45. Inscreva-se aqui.

Texto originalmente publicado em inglês no site do The Presidential Precinct.

Foto: Peter Conlan – Unsplash

Sair da versão mobile