Ícone do site Titi Vidal

Alguns bons manuais de Astrologia para quem está começando ou ensinando Astrologia

Começar a estudar Astrologia é uma aventura. Nem sempre sabemos que estamos iniciando uma jornada longa e transformadora e que temos um enorme caminho pela frente. Ao mesmo tempo, muitas vezes quem está iniciando seus estudos astrológicos, não sabe por onde começar.

Ainda que o estudante de Astrologia esteja em um curso, a leitura se faz extremamente necessária e é fundamental na formação de bons astrólogos. Mas a escolha de bons livros é fundamental para que o estudante aprenda de forma profunda e consistente e cabe também aos professores formadores as sugestões certas para que seus alunos possam aprender uma boa Astrologia.

Alguns manuais já são clássicos e estão presentes na bibliografia da maior parte das Escolas de Astrologia e de professores-astrólogos-independentes e, ainda que alguns deles contenham conteúdo que de certa forma não é mais atual, continuam contendo informações preciosas e consistentes necessárias à uma boa formação e bastante úteis para consulta de quem está iniciando sua jornada como astrólogo.

Um bom exemplo é o Manual do Astrólogo, de Frances Sakoian e Louis S Achker, que apesar de coisas fatalistas como “em muitos casos, há uma experiência com morte violenta numa guerra”, segue trazendo informações básicas e profundas para quem está iniciando seu processo de interpretação astrológica.

Outro clássico e atual até hoje é o Conhecimento da Astrologia: Manual Completo, da astróloga brasileira Anna Maria Costa Ribeiro, bastante completo, por sinal, e inclui mitologia em seu processo ensino-aprendizagem.

 A também astróloga brasileira Maria Eugênia de Castro tem livros importantes e indicados para quem está iniciando seus estudos, como o Astrologia: uma novidade de 6000 anos. É interessante inclusive por trazer diversos tópicos e assuntos específicos relacionados a cada signo e casa, de forma bastante sistematizada.

Para quem busca manuais mais recentes e também completos, a astróloga brasileira Cláudia Lisboa escreveu o livro Os astros sempre nos acompanham, bastante profundo e completo, que contém praticamente tudo que um astrólogo iniciante precisa para interpretar um mapa astrológico.

Os livros Manual de Interpretação do mapa astrológico e Normas prática para a interpretação do mapa astral, de Stephen Arroyo também não podem faltar em uma bibliografia básica de um estudante de Astrologia, assim como A prática da Astrologia, de Dane Rudhyar. São livros clássicos que apresentam a interpretação astrológica de forma bastante sistematiza e objetiva, o que acaba sendo bastante útil para consulta durante aula e/ou na hora de interpretar um novo mapa astrológico.

A famosa coleção de três livros de Marion D March e Joan McEvers: Curso básico de Astrologia: Princípios fundamentais, Curso básico de Astrologia: Técnicas de Cálculo e Interpretação e Curso básico de Astrologia: Análise do horóscopo também inclui um repertório que não pode faltar na biblioteca de quem deseja estudar ou ensinar Astrologia. De forma bastante detalhada e ao mesmo tempo prática, apresenta dos fundamentos básicos às principais técnicas de interpretação astrológica, passando também por pontos como cálculo de um mapa natal. De forma coerente, transita pelos principais pontos essenciais à uma boa formação astrológica.

Além desses, costumo indicar outros três livros que adoro para meus alunos. O primeiro deles é Astrologia Completa, de Julia  e Derek Parker, que além de trazer os conceitos básicos e de interpretação astrológica é um verdadeiro passeio pelas diversas áreas da Astrologia, incluindo astrocartografia, previsões e sinastria, entre outras. Manual Teórico e Prático do Astrólogo é dos mesmos autores e também é um ótimo livro para consulta.

Além disso, outros dois manuais super modernos e fáceis de consultar que são Astrologia: a sabedoria dos astros no seu dia a dia, de Carole Taylor e A linguagem da Astrologia: a história da prática milenar e as características dos signos em um guia completo e ilustrado, de Roy Gillett, excelentes guias para estudantes e jovens astrólogos. Assim como o grande livro de Julia e Derek Parker, ambos são ilustrados, de linguagem acessível e ao mesmo tempo consistente. Ótimos em especial para os estudantes de Astrologia mais jovens.

Além dos manuais, livros sobre os quatro elementos, signos e casas astrológicas, história da Astrologia e outros não podem faltar em referências astrológicas para quem quer aprender a fundo essa área do conhecimento. Mas o objetivo neste artigo era focar em manuais, por isso selecionei alguns dos principais para indicar para estudantes, novos astrólogos e professores de Astrologia.

No meu site www.old.titividal.com.br tenho feito diversas outras indicações, não apenas de manuais, mas de livros sobre história da Astrologia e divididos por temas astrológicos.

Detalhes dos livros indicados acima (referências bibliográficas dos exemplares da minha biblioteca, que conta com outros mais de 300 livros só de Astrologia):

ARROYO, Stephen. Manual de Interpretação do mapa astrológico. Editora Publicações Europa-América. Portugal, 1989.

ARROYO, Stephen. Normas Práticas para a Interpertação do Mapa Astral: uma obra de referência para pensar astrologicamente. Editora Pensamento. São Paulo, 2011.

BARBAUT, André. Tratado Prático de Astrologia. Editora Cultrix. São Paulo, 1961.

CASTRO, Maria Eugênia de. Astrologia: uma novidade de 6000 anos. Editora Nova Fronteira.  Rio de Janeiro 2007.

GILLETT, Roy. A linguagem da Astrologia: a história da prática milenar e as características dos signos em um guia completo e ilustrado. Editora Publifolha. São Paulo, 2011.

LISBOA, Claudia. Os astros sempre nos acompanham: um manual de astrologia contemporânea. Editora BestSeller. Rio de Janeiro, 2013.

MARCH, Marion D. McEvers, Joan. Curso básico de Astrologia: princípios fundamentais. Volume 1. Editora Pensamento. São Paulo, 1976.

MARCH, Marion D. McEvers, Joan. Curso básico de Astrologia: técnicas de cálculo e interpretação. Volume 2. Editora Pensamento. São Paulo, 1977.

MARCH, Marion D. McEvers, Joan. Curso básico de Astrologia: análise do horóscopo. Volume 3. Editora Pensamento. São Paulo, 1982.

PARKER, Julia y Derek. Guía Completa de Astrología. Editora Grijalbo. Edição atualizada, 2007.

PARKER, Julia y Derek. Manual Teórico e Prático do Astrólogo. Editora Pensamento.São Paulo, 1980/1985.

RIBEIRO, Anna Maria Costa Ribeiro. Conhecimento da Astrologia: manual completo. Editora Novo Milênio. Rio de Janeiro, 1996.

SAKOIAN, Frances. ACKER, Louis S. O Manual do Astrólogo. Ed. Agora. São Paulo, 1993.

TAYLOR, Carole. Astrologia: A sabedoria dos astros no seu dia a dia. Editora Publifolha. São Paulo, 2018.

Sair da versão mobile