Ícone do site Titi Vidal

Ainda somos humanos?

E se a resposta é sim, até quando ainda seremos?

Situações urgentes do nosso país

Vivemos tempos extremamente desafiadores e, ao que tudo indica, caminhando para tempos ainda mais complicados. Muito do que estamos destruindo parece irreversível ou, pelo menos, algo que dará muito trabalho para que seja reconstruído.

Já não é de hoje que o céu aponta tudo isso que estamos vivendo em diversos setores, no mundo e, especificamente, aqui no Brasil.

Há algum tempo Plutão transita na casa 12 do Brasil (desde 2017, mas com efeitos há anteriores) e desde 2019 Saturno também chegou ali. Foi justamente na casa 12 do Brasil que Saturno e Plutão se encontraram, marcando um longo ciclo que terá duração por décadas. 

https://old.titividal.com.br/o-grande-encontro-entre-saturno-e-plutao/

Além disso, enquanto em meados de 2024 Saturno deixa a casa 12 do Brasil, Plutão permanecerá ali até 2036. Ou seja, ainda temos um longo período pela frente.

No mapa de um país, a casa 12 representa, entre outros temas, questões ligadas à infra estrutura, questões de saúde pública, crime organizado, meio ambiente, questões indígenas e tudo aquilo que não vemos (ou não queremos ver).

Quando a casa 12 de um país é ativada, vemos esses assuntos acontecendo de forma mais intensa e, no caso dos planetas que estão transitando por ali neste momento, encontramos problemas graves que merecem atenção, atitude e solução.

Estamos vivendo um verdadeiro caos na saúde, num cenário de guerra que merece um pensar mais coletivamente por parte de governos e população, o que, infelizmente, não está acontecendo.

O meio ambiente está sendo devastado, de forma intensa e veloz, enquanto nossas atenções estão voltadas a outros assuntos.

Questões ligadas ao crime organizado crescem de forma exponencial, em um país no qual corrupção, ações criminosas e violência estão presentes em todos os níveis e camadas da sociedade.

Infelizmente é um cenário complexo ao qual se unem questões econômicas e de educação, com ativações significativas também nas casas 2, 8, 3 e 9 do Brasil.

E em meio a tanto sofrimento, alienação e falta de empatia

Curiosamente em um dos momentos mais delicados do nosso país, estamos acompanhando uma alienação geral, com insensibilidade, falta de empatia e preocupação real.

Apesar do chamado de Júpiter e Saturno em Aquário para que tenhamos mais responsabilidade social e saibamos pensar mais coletivamente, o povo brasileiro nunca se mostrou tão desunido e insensível a quem está de fato mergulhado nos problemas do momento.

Enquanto milhares de pessoas têm ficado doentes todos os dias, com casos de morte em alta, e profissionais da saúde enfrentam o pior momento de suas vidas, estamos acompanhando a grande quantidade de festas, festival de pessoas sem máscara nas ruas e muita negligência, tudo isso fazendo com que os problemas relacionados à Covid-19 só aumentem.

Quem tenta conscientizar de alguma maneira, ou segue os protocolos à risca, muitas vezes tem sido criticado ou mesmo atacado de forma violenta. Uma inversão em meio a um momento cheio de extremismo e falta de respeito.

A tecnologia está entre nós

Em meio a tudo isso, o astral há tempos tem apontado para a necessidade de olharmos com mais responsabilidade para tudo que a tecnologia tem nos trazido, incluindo nossas mudanças de hábito, rotina e relação com as pessoas.

Especialmente agora, com o aumento significativo do uso da tecnologia por conta do isolamento social, cada vez estamos mais distantes do olho no olho e dos abraços cheios de afeto e empatia.

Dá pra notar, inclusive, na forma como as pessoas se comunicam, o quanto muitas vezes não há mais sequer uma distinção clara entre falar com um humano ou com um robô.

Parece que estamos sendo robotizados e virando zumbis em meio a tantas coisas, que incluem o uso excessivo da tecnologia e uma espécie de emburrecimento coletivo, já apontado pelos estudos científicos.

Estamos perdendo a capacidade de ler, memorizar e pensar por nós mesmos, em tempos de aumento de controle e superficialidade, em meio a fake News e uma série de outros problemas estruturais, muitos dos quais ainda invisíveis para nós, diante de tantas coisas que acontecem, de fato, nos bastidores, como nos aponta o céu.

É preciso voltar a ser humano

É urgente que possamos atender ao chamado de Netuno em Peixes e, ao invés de com ele nos alienarmos mais, resgatarmos a necessidade de sermos empáticos, sensíveis e unidos.

É necessário ouvir ao chamado de Júpiter e Saturno em Aquário e pensar coletivamente.

É fundamental entender que Urano em Touro vem pedindo uma nova forma de viver o tempo, de diminuir o ritmo e voltar a valorizar as coisas certas.

É preciso, urgente, voltarmos a sermos humanos, e lembrarmos que estamos todos juntos, e que só sairemos disso tudo nos unindo, nos respeitando e fazendo alguma coisa mais concreta para mudar o mundo.

Não adianta se alienar. Não adianta fechar os olhos. Tudo que está acontecendo é responsabilidade de todos nós e, de um jeito ou de outro, todos estamos sendo afetados.

Para reverter isso tudo, temos que que lembrar que somos seres humanos, que estamos juntos e que, sim, podemos fazer diferença.

Nunca foi tão necessário fazer a sua parte em nome de um mundo melhor.

E você, ainda é humano?

Sair da versão mobile