Eu sou uma apaixonada, louca , alucinada por essa terra. Preciso ir pelo menos 1 vez ao ano, não me canso nunca. Acho que lá tem um astral único, uma energia diferente, as pessoas são de bem com a vida e para completar o clima é perfeito. Toda vez que vejo a previsão do tempo em Salvador, penso…nossa meu mundo ideal, mínima de 23 C e max de 30C , no auge do verão 33 C. Calor na medida certa, úmido e sem frio….meu sonho de consumo.
A primeira vez que fui para lá não valeu , fui para Porto Seguro em 1989 (era totalmente diferente do que é hoje). Fui com minha família de carro para lá, lembro que Trancoso era praia deserta, não tinha nada, achei bonito, mas não foi dessa vez que bateu.
Sete anos depois, uma amiga muito querida me chamou para passar férias lá, pois a avó dela morava em Salvador. Eu tinha acabado de voltar de uma viagem de 40 dias pela América do Norte, com minha família, ela me ligou falando para não arrumar emprego ainda, porque iriamos passar janeiro e fevereiro na casa da avó dela, com direito a carnaval e ressaca em Morro de São Paulo (que na época, eu não fazia a menor ideia do que se tratava).Bons tempos kkkk. Aí sim eu descobri o que a Bahia tem.
Depois disso voltei 8 vezes para Salvador, 3 para Morro de São Paulo, 3 para a Praia do Forte, 2 para Itacaré, 1 para a Ponta do Corumbau, 1 para Península de Maraú, 1 para Arraial D´Ajuda e 1 para a Costa do Sauípe que junto com Porto Seguro foram as exceções, os lugares que não curti muito.
Na minha lista ainda gritam Imbassaí, Caraíva, Boipeba, Espelho, Trancoso (para ficar lá, já passei o dia )e saindo das praias a Chapada Diamantina.
Cinco carnavais depois, hoje prefiro ir fora de temporada, com praias tranquilas vendo e sentindo como é a rotina dos locais. Aliás isso serve não só para a Bahia, como para qualquer destino, mas como lá o clima é bom praticamente o ano todo, facilita ainda mais.
Ano passado não fui, a ultima vez que estive lá foi em junho de 2017, em Itacaré, fui conhecer Txai Resort. Sem comentários, simplesmente maravilhoso e impecável. A piscina do Spa que fica no alto. Nadar, á noite, sob as estrelas vendo o mar por cima das copas das árvores é uma experiencia inesquecível. Não é barato, mas para quem pode pagar e gosta de sossego, natureza, conforto e boa comida, esse é o lugar. Destaque para o chuveiro gigante e aberto, em meio a natureza. Além de ser impecável, eles fazem trabalhos que ajudam a comunidade local e preservam as tartarugas.
Agora já planejando a próxima, provavelmente será Boipeba, com uma passadinha em Morro de São Paulo para conferir como está quase 20 anos depois.
Sorria , você está na Bahia