AGOSTO 2024
por Bruna Barella Fernandes
Agosto começa sob a influência da Lua Minguante, com a Lua transitando por Câncer, pedindo calma, acolhimento e segurança. Vale começar o mês resolvendo pendências e fazendo ajustes, o mais em contato com as emoções possível, para podermos perceber o que estamos sentindo, o que nos acolhe e o que precisamos neste momento.
A temporada de Leão ainda predomina, e estamos profundamente conectados com questões que envolvem o desenvolvimento de nossa personalidade, expressão e amor, mesmo que acompanhados de alguns dramas e emoções intensas. Vale buscar autenticidade e a grande pergunta é: o que te faz feliz?
O amor passa por seus abalos. Dia 2 Vênus, em seus momentos finais em Leão, encontra Urano, destacando a necessidade de inovar e romper com o que nos prende. Relações que não estejam estáveis podem ter suas turbulências.
Imprevistos e surpresas podem surgir, impactando também nossos gastos e ganhos, que podem passar por flutuações e incertezas. É bom pensar muito bem antes de fazer investimentos e dívidas.
Contratos e negócios podem passar por oscilações e instabilidades, assim como mudanças nos planos.
A Lua nova leonina acontece no dia 4, onde nos deparamos com a grandiosidade, coragem e ousadia. Um novo ciclo nos convidando a viver experiências especiais, sair do automático, ter amor no que faz e seguir o que faz nossos olhos brilharem.
Vênus começa sua passagem por Virgem no mesmo dia da Lua Nova, marcando aquele momento do ano em que vivemos o amor na simplicidade, no prático, no fazer e acontecer. Momento de colocar os pingos nos is e ver quem realmente faz as coisas ficarem agradáveis no dia a dia e no simples.
No dia 5, Mercúrio, transitando por Virgem, inicia sua retrogradação. É importante lembrar que retrogradações não são negativas por si só.
Nada na astrologia é. Tudo depende do contexto. Se surgirem obstáculos ou imprevistos, vale a pena parar, refletir e corrigir os problemas para seguir em frente de forma mais fluida quando Mercúrio retornar ao movimento direto. Em Virgem, as revisões estarão ligadas ao trabalho, rotina, saúde e qualidade de vida.
Sol e Júpiter se alinham em uma bela dança no céu no dia 7 agosto, abrindo um espaço fértil de otimismo e expansão de horizontes. No dia 8, Mercúrio e Vênus se encontram em Virgem, tornando esses dias muito favoráveis para revisar acordos pendentes, retomar assuntos, resolver conflitos e usar a voz para propagar o que faz.
A Lua atinge seu quarto crescente em Escorpião no dia 12, trazendo profundidade e produtividade. É um momento de empenho, trabalho e reformulação. O senso de limite e sobriedade serão aliados ao longo dessa semana, especialmente com Marte e Júpiter se unindo em Gêmeos no dia 14, enquanto Mercúrio retrógrado retorna para Leão.
A agitação de ideias, comunicação, mensagens e informação pode nos deixar confusos e dispersos, levando-nos a tomar atitudes além da nossa capacidade.
No dia 16, precisamos estar atentos para não desperdiçar energia. Marte e Saturno se desentendem, o que pode nos deixar mais limitados, cansados e exigindo mais esforço para realizar tarefas. Saber escolher será fundamental para não deixarmos nossas atividades e projetos pela metade ou lidarmos com frustrações.
Diálogos e comunicações passarão por oscilações, com o encontro de Mercúrio e Urano. Revisar e reler e-mails antes de enviar, salvar apresentações de trabalho e ser específico e claro em reuniões são algumas das orientações para esses dias de instabilidade e agitação mental.
No dia 19, teremos uma potente e intensa Lua Cheia em Aquário, trazendo um clima de rebeldia. Precisaremos encontrar maneiras de conter a ansiedade que se manifestará. Há uma imprevisibilidade financeira evidente, e os relacionamentos passarão por momentos de complexidade, restrições e possíveis frustrações. As críticas, mesmo que construtivas, precisam ser bem direcionadas. O ideal é baixar o nível de exigência e observar mais antes de expressar algo.
A temporada virginiana começa no dia 22, conectando-nos à natureza, ao ritmo das estações e ao bem-estar geral da vida. Hora de colocar as coisas em ordem, entender o propósito de cada coisa em nossa vida, limpar, revisar e aplicar teorias na prática.
No dia 23, uma dissonância entre nossos desejos e ações, com Vênus e Marte se desentendendo, sugere que tudo pode ser resolvido por meio de boas e francas conversas, graças à fluência de Mercúrio com Marte.
A última semana de agosto, marcada pela Lua Minguante em Gêmeos no dia 26, é um momento para esvaziar a mente e refletir sobre a direção de tanta informação, conhecimento e conteúdo, muita coisa está acontecendo onde temos Gêmeos no mapa, e desacelerar um pouco será importante. As relações estarão em pauta, com Vênus encontrando Urano e Netuno e ingressando em Libra no dia 29. Precisamos estar atentos, evitar idealizações excessivas e sentir na prática como as coisas se apresentam, mesmo que a fuga da realidade seja tentadora.
No dia 28, Mercúrio retoma o movimento direto, trazendo clareza sobre nossos egos, vontades, amor e identidade, convidando-nos a avançar com calma até que as coisas estejam menos nebulosas.
O céu de agosto é um cenário de revisões e entendimentos práticos sobre tudo o que pensamos e idealizamos em nossas vidas, onde perceberemos de forma bem realista o que ansiamos x como fazer funcionar.
Vale olhar para a saúde, para os hábitos e buscar deixar o cotidiano mais alinhado com o que realmente se enquadra em nossas vidas.
Bem-vindo agosto.
Tem dúvidas sobre seu momento? Agente uma consulta astrológica ou peça seu PS astrológico pelo email [email protected].
*************************************************************************************************************
*Texto: Titi Vidal com colaboração de Mariana Bassan e Bruna Barella.
Saiba mais sobre agosto no horóscopo mensal.
Você também confere mais sobre agosto em Universa: no horóscopo de agosto, e também com foco em amor e relacionamentos e com foco em trabalho e dinheiro.