Ícone do site Titi Vidal

A última Lua Nova do ano e que temos pela frente

Um novo ciclo vai começar

E é o último do ano. Dia 12, Sol e Lua encontram-se pela última vez em 2023, no signo de Sagitário.

A última Lua Nova do ano é, assim, uma última chance pra gente resolver muita coisa que já queria ou poderia ter resolvido ao longo do ano.

Mas se por um lado ganhamos energia extra e otimismo para acreditar que ainda dá tempo de fazer esse ano ou que podemos planejar com mais energia para 2024, por outro, esse é um céu que nos convida a repensar.

Curiosamente, logo após a Lua Nova acontecer (12), Mercúrio fica retrógrado e não é apenas a última retrogradação do ano, como ele só retoma o movimento direto ano que vem, dia 2 de janeiro.

É como se antes de olhar para a frente, precisássemos, ainda, olhar para trás. Fazer um bom balanço do que foi esse ano e planejar melhor os próximos passos.

Antes de desejar o novo, talvez seja preciso fechar um velho ciclo. Antes de adotar um hábito mais saudável, pode ser necessário rever e descobrir quais hábitos temos que abandonar.

Apesar do medo que Mercúrio retrógrado costuma causar, especialmente nos desavisados e desinformados, esta retrogradação tende a ser especialmente favorável para essa reta final de ano, na qual ainda temos coisas para por em ordem e (re) organizar antes do ano acabar.

Vale lembrar que retrogradações de Mercúrio nos ajudam a rever, retomar, revisar e refazer coisas. As reflexões ficam mais intensas e nesse repensar as coisas, podemos decidir mudar coisas importantes.

É aí que entra a Lunação Sagitariana, um ciclo mais animado no sentido de nos oferecer otimismo e coragem para dar novos passos, conscientes de que sempre podemos ir além dos horizontes já conhecidos.

Mas, voltando ao Mercúrio retrógrado, em Capricórnio ele pode nos pedir mais seriedade e responsabilidade. É preciso unir o otimismo sagitariano com o realismo capricorniano, ou seja, acreditar que vai dar certo, mas fazer a nossa parte para que isso seja possível, e conscientes de todos os riscos e resultados que cada uma de nossas atitudes pode trazer.

Quero lembrar que Júpiter, regente da lunação sagitariana, está retrógrado até dia 30 e, ainda mais agora durante a retrogradação de Mercúrio, nos pede uma profunda revisão de valores e conceitos e ideias e sonhos e planos e projetos pro futuro.

Podemos ir desacelerando aos poucos. Os próximos dias favorecem as festas e encontros de fim de ano, as confraternizações. Temos energia extra para ainda colocarmos projetos novos em prática e buscar novidades.

Por sinal, tenho mais uma novidade pra contar. Amanhã, dia da Lua Nova, estreia meu novo podcast Os Gemeos:

Mas, ao mesmo tempo que nos abrimos para o novo, incluindo o próximo ano, é importante irmos organizando as coisas, fechando ciclos, aparando arestas, deixando a vida mais ou menos em ordem.

E ir diminuindo mesmo o ritmo, buscando oportunidades de fazer pausas.

Não vai tirar férias? Tente ao menos se desconectar durante o recesso ou, ao menos, nas datas festivas.

Procurar os momentos de silêncio e reflexão será bem importante.

E pra fazer mais sobre essas datas de fim de ano, Natal, reveillon e o período entre eles, devo fazer uma live no meu Instagram na próxima semana. Fiquem de olho em @titividal que eu conto por lá quando agendar.

E aproveito pra deixar aqui o convite para você vir para o Workshop sobre o Céu de 2024, que acontecerá no próximo dia 14, ao vivo, online, no qual vou falar sobre o que nos espera no próximo ano, do ponto de vista coletivo e individual.

Inscrições por email – contato@titividal.com.br.

E, sobre o Mercúrio retrógrado, quero lembrar que se você quiser entender ainda melhor como isso influencia seu próprio mapa natal, você pode pedir um PS Astrológico, que te contamos detalhada e personalizadamente os efeitos em seu momento pessoal. O pedido é feito pelo email.

Sobre a Lunação sagitariana, fica a dica pra você pedir seu manual de lunação, que vai te ajudar a aproveitar ainda melhor esse novo ciclo. Por sinal, o da lunação capricorniana, que acontecerá só em janeiro, também já está disponível, já que este é um período tudo de bom pra gente planejar tudo com antecedência:

Que seja um ciclo novo, positivo e cheio de boas reflexões e retomadas.

Por sinal, retomar projetos é o melhor que Mercúrio retrógrado tem a nos oferecer. E como a Lua Nova sagitariana nos convida ao novo, isso significa que possibilidades não nos faltam. É preciso mesmo conhecer o momento presente, entender o que você deseja e agir nessa direção, no seu tempo, no seu ritmo, com alegria e responsabilidade.

Uma abraço e até breve!

Sair da versão mobile