Ícone do site Titi Vidal

A sua curiosidade é um recurso grátis e muito eficiente

Quantas vezes você deixou de fazer alguma coisa porque ficou esperando inspiração? Ou paixão? Ou um sinal luminoso no céu dando permissão para você se mexer? Lamento dizer, mas não vai acontecer nada extraordinário antes de você se colocar em ação. As descobertas, as coincidências, a “mágica” da vida só se apresentam para quem se movimenta, para quem vai atrás do que imagina que pode encontrar. Nessa busca por significado e sentidos, que tal usar a curiosidade como recurso?

Todo mundo tem curiosidade. Você também. Quais são os seus interesses? Quais são as coisas que chamam a sua atenção desde sempre e atualmente? Você presta atenção nelas? Coloca intenção na hora em que o seu olhar leva você para perto de algo que faz seu coração se alegrar? Curiosidade é grátis e eficiente. Há pesquisas que atribuem a ela benefícios como estimular a memória e os processos de aprendizagem, expandir nossos níveis de empatia e bem-estar e gerar a sensação de realização de maneira mais rápida.

Comece a perceber o que está em seu entorno com mais atenção. Observe o que está acontecendo ao seu redor, com o ambiente e com as pessoas próximas. Contemple o que você está recebendo como informação e, em geral, nem liga porque está lá todo dia. Faça perguntas a si mesma sobre qualquer coisa que estiver ao alcance do seu olhar. Em vez de ficar impaciente da fila do restaurante, por exemplo, que tal divagar a respeito de quantas pessoas trabalharam para preparar o almoço que você vai degustar? Por que não colocar alguma intenção para entender melhor como funciona o local que você escolheu para se alimentar?

Da mesma forma, em vez de reclamar na hora de colocar as roupas da semana para lavar, por exemplo, que tal pensar a respeito de como elas foram produzidas, em que tipo de processo você tem investido o seu dinheiro e se isso está coerente com os valores que você quer cultivar? Convoque a sua curiosidade de forma ativa, faça novas relações entre coisas e pessoas, experimente mudar de perspectiva sobre a sua realidade, vá em busca de mais conhecimento sobre assuntos que interessam ou incomodam você. Esse é um jeito simples de aumentar a sua coerência, encontrar momentos de insight preciosos e fazer o seu capital criativo crescer usando a sua cabeça de uma maneira muito positiva.

 

Sair da versão mobile