Ícone do site Titi Vidal

A quadratura entre Saturno e Urano

Neste contexto tão desafiador

Durante 2021, temos a presença constante de Saturno e Urano em um aspecto desafiador, chamado quadratura. Neste ângulo de 90 graus que fazem enquanto Saturno está em Aquário e Urano em Touro, podemos vivenciar acontecimentos coletivamente intensos e transformadores.

Este é o desenvolvimento de um grande ciclo, que teve início quando Saturno e Urano se encontraram a última vez, em outubro de 1988, no signo de Sagitário. A partir de então passaram a desenvolver novos temas, tendo feito a primeira quadratura em 1998 e a oposição em 2008. Agora, na chamada quadratura minguante, enquanto pode desenvolver temas despertados nos momentos anteriores, também pode trazer novos assuntos ligados a ambos planetas. A próxima conjunção entre eles acontecerá em junho de 2032, no signo de Gêmeos, fechando esse ciclo e iniciando um novo.

Efeitos coletivos da quadratura

Em Astrologia Mundial, Urano é um dos regentes do capitalismo, das indústrias e da economia. Quando em contato com Saturno, costuma frear o crescimento econômico e ter seus limites. Quando ambos planetas estão em contato, costumamos ter períodos de recessão econômica e crises coletivas.

Enquanto Urano quer quebrar paradigmas e trazer novidades, Saturno pede mais infra-estrutura e organização, impondo seus limites e ritmos próprios.

É um aspecto que limita o crescimento desenfreado da economia capitalista, pelo menos naquilo que não tem base suficientemente estruturada para crescer.

Temos, então, uma necessidade de frear o crescimento econômico, desacelerando diversos mercados.

No momento atual, temos como reforço o fato de estarmos vivendo uma pandemia que trouxe questões inéditas e desafiadoras, desde aspectos intensos que vivemos ano passado, sob quais efeitos ainda estamos vivendo.

https://old.titividal.com.br/o-grande-encontro-entre-saturno-e-plutao/

Já não é de hoje que falamos sobre a necessidade de repensar formas de produção e consumo e descarte, a forma como nos relacionamos com a economia e com nosso planeta.

Um dos motivos é justamente a presença de Urano no signo de Touro, que agora vem ser desafiado por Saturno, querendo saber se está tudo correndo como deveria.

https://old.titividal.com.br/urano-por-7-anos-em-touro-mudancas-nos-valores/

Ao desacelerar a economia, Saturno-Urano impõe a necessidade de revisões coletivas e de mais estrutura para o que deve seguir crescendo. É uma indicação de tempos com maiores dificuldades econômicas e em diversos mercados e setores ligados também ao trabalho.

É um aspecto que também pode afetar bolsas mundiais, que tendem a recuar ou pelo menos não ter o mesmo desempenho. O mercado financeiro costuma ser bastante afetado. E, neste momento, existem também as questões ligadas as criptomoeadas. Vale a pena observarmos durante este período o que se desenvolve e o que é desacelerado, porque são indicadores que devem seguir por um bom tempo.

Politica e socialmente, podemos viver crises estrtuturais, a necessidade de mais investimento em infraestrutura e a urgência por mais responsabilidade por parte de governantes e população em geral.

Em termos gerais, podemos sentir a estagnação, bloqueio, a necessidade de dar passos mais firmes e fazer algumas pausas para cuidar do que não está funcionando antes de seguir em frente e continuar crescendo.

Urano também rege a tecnologia, os avisões e a eletricidade, temas que também ficam em pauta neste momento. Essas áreas podem viver crises ou trazer novidades que precisam de atenção, porque tudo que crescer de forma imprudente, nos trará problemas posteriores.

Vale lembrar, ainda, que Saturno, assim como Júpiter, está em Aquário, e que questões éticas envolvendo os temas acima também tendem a se fazer muito presentes. Não é à toa que estamos às voltas com vazamentos de dados e outras questões que nos fazem respensar a segurança na Internet e de toda tecnologia que utilizamos. Tudo isso tem a ver com estes aspectos.

Novas tecnologias podem surgir, impondo revisão do que já vinha acontecendo e a necessidade de cuidados na forma como lidamos com isso tudo.

O ideal, em um momento como esse, é criar bases estruturais para voltar a crescer.

Historicamente, Saturno-Urano podem trazer apagões tecnologicos, acidentes aéreos e a necessidade de mais investimento nisso tudo. A segurança destas áreas é um dos temas principais.

É curioso pensar que Saturno, que impõe mais regras, limites e desaceleração está em Aquário, sua casa (tanto quando Capricórnio), um signo que pede também novidades, enquanto que Urano, também regente de Aquário, está em Touro, pedindo a tal desaceleração. É fundamental encontrarmos este ritmo mais seguro para não ultrapassar limites que podem trazer consequências ainda piores num futuro próximo ou distante.

A necessidade de consciência e responsabilidade social e coletiva é urgente e nunca dependemos tanto dessa união para que as coisas pudessem, de fato, melhorar.

Este aspecto pode ter consequências ruins também em termos da pandemia e, especificamente voltando para as questões econômicas, vale lembrar que algumas setores podem crescer enquanto outros vivem a pior crise de suas vidas e é fundamental observarmos os rumos disso tudo para nos repensarmos enquanto sociedade.

Isso tudo também está nos afetando individualmente

Saturno e Urano estão em trânsito em algum lugar do seu mapa e isso tudo também reflete em sua vida. Vale a pena, portanto, transportar os significados para a vida individual e pensar que estamos sob esses efeitos.

É momento pra fazer balanço da vida e observar onde há necessidade de se estruturar melhor, e onde podemos ir além. É fundamental investir mais nas bases se desejamos voar e ter mais independência. Mas é um momento que, apesar de reforçar a necessidade de mantermos nossa individualidade, nos lembra sobre o quanto estamos, de fato, interligados.

É fundamental criar bases sólidas e buscar um novo jeito de ser e de viver, com calma, responsabilidade, organização, empatia e união.

Precisamos abrir caminhos para um novo inédito, enquanto aprendemos a cuidar do que já construímos. E só podemos conquistar isso tudo com solidez e segurança.

Então não adianta querer romper com o antigo e buscar de forma desorganizada o futuro. Pelo contrário. O momento é de cuidar bem de tudo, enquanto nos abrimos totalmente para o desconhecido.

Precisamos, ainda, individual e coletivamente, buscar saídas mais criativas e alternativas para novos e antigos problemas.

É fundamental observarmos onde o momento pede trabalho, dedicação e estruturação e em que temos que fazer mudanças e buscar o novo e, com muita paciência e dedicação, aliando ambas as energias.

Como os três porquinhos podem nos ajudar

Vale comparar com a história dos três porquinhos, onde dois deles construíram suas casas de forma precária – palha e madeira – para que tivessem mais tempo livre para a diversão enquanto o outro irmão, arduamente, construiu sua casa com tijolos.

Quando o lobo avista as primeiras casas frágeis, com um simples assopro derruba uma a uma, obrigando os porquinhos a dirigirem-se a casa com mais estrutura, que de forma alguma pôde ser derrubada com o assopro do lobo.

E, ainda, quando o lobo decide descer pela chaminé, os três porquinhos com consciência do futuro risco puderam se preparar de forma a vencer o lobo, que cai num caldeirão.

Este conto infantil pode nos ajudar a entender os aspectos entre Urano a Saturno, que só conseguirá derrubá-lo se não houver suficiente estrutura.

Caso contrário, tal qual a casa feita de tijolos, o risco pode existir, mas com menores problemas e simplesmente como um alerta ou um teste à estrutura existente.

Isso significa que se você soube construir sua vida sobre bases sólidas, não precisa se preocupar. Talvez os desafios apareçam, mas, sem dúvida, você saberá como superar. Além disso, poderá colher bons resultados dos seus esforços.

Se você não fez isso em tempo, não se preocupe também. Aproveite o céu do momento para repensar tudo, e buscar novos caminhos daqui em diante.

E, lembre-se, estamos todos juntos, no mesmo barco, e vamos sair disso tudo.

Que saibamos construir um futuro melhor 🙂

Sair da versão mobile