Ícone do site Titi Vidal

A prática das constelações familiares

Diferenças entre o atendimento individual e o grupo

A constelação familiar pode ser feita individualmente ou em grupo. EM grupo é a forma mais tradicional, mais conhecida. A pessoa tem um tema, um assunto, uma motivação e vem constelar. Reunimos um grupo e ali, naquele momento, a pessoa utilizará os outros participantes como representantes em sua própria constelação.

Para constelar, o constelado escolherá alguém que o represente, e pessoas que possam representar as outras pessoas de sua família, ou de suas relações ou, ainda, situações, sentimentos, etc.

Isso porque podemos constelar qualquer coisa: um relacionamento, uma situação familiar, um assunto profissional, uma situação de saúde, uma sensação de vazio, um objetivo, enfim, qualquer coisa. E aí, dependendo do que estiver sendo constelado, e das percepções de constelado e constelador no momento, podemos escolher pessoas para serem ele mesmo, seus pais, seus filhos, seu marido, sua esposa, um problema de saúde, sua empresa, a tristeza, a dor, seu país de origem, seu objetivo, etc.

E os representantes, quando fazemos a constelação em grupo, são as pessoas que estão ali para assistir. Quando eu faço um grupo, em geral inicio apresentando um pouco sobre o que é constelação familiar e como é a sua prática. Em seguida, iniciamos as constelações.

Como cada um de nós faz parte de um campo de energia, do nosso próprio sistema familiar, no momento da constelação temos acesso a todas essas informações. É como se cada um de nós fosse detentor de uma biblioteca virtual na qual todas as informações sobre nossa vida e nossa família estivessem ali, à nossa disposição, naquele momento.

E quem representa, acessa essas informações. Assim, se alguém está ali representando o pai do constelado, e o pai do constelado sente raiva, esse representante sentirá raiva naquele momento, ajudando o constelador e o constelado a lerem e interpretarem esse campo e, principalmente, a limpar essa raiva existente não só no pai do constelado, mas em todo seu sistema. Isso porque tudo que cada um do sistema é e contém e vive afeta a todos os outros que fazem parte do mesmo sistema.

Mas como é possível sentir a raiva que é de outra pessoa? Bom, a teoria das constelações familiares é bem complexa e minha ideia é ir trazendo um pouquinho dela por vez por aqui. Mas podemos pensar que da mesma forma que temos, como seres humanos, a mesma constituição física, temos também a mesma constituição emocional e todos nós temos os mesmos sentimentos  dentro de nós mesmos.  De formas e por motivos diferentes, todos nós já ficamos felizes e tristes, já comemoramos e já sofremos, sabemos o que é dor, amor, etc. Em todas as famílias, também de formas e por motivos diferentes, já houve, mesmo que em muitas gerações anteriores, dor e alegria, fracasso e sucesso, mortes de todos os tipos, amores e decepções, etc. Por isso, quando acessamos um campo onde há raiva, por exemplo, temos aquilo dentro de nós mesmos e enquanto ajudamos quem está constelando a trabalhar essa situação, também estamos trabalhando a raiva que temos dentro de nós mesmos e que existe em nossa família. Por isso, participar como representante de uma constelação de outra pessoa, também nos cura e também nos ajuda e é bem positivo. Ou seja, somos todos beneficiados.

Bom, mas e como funciona uma constelação individual? Sabemos que podem ser feitas de diversas maneiras: na imaginação, com bonecos, pinos, madeira, pedra, âncoras de chão, almofadas, papéis, etc. EU já fiz de várias maneiras mas cada vez mais, prefiro os bonecos. Utilizo o playmobil. As vezes, quando faço por skype, utilizo também as cartas do tarô e faço muitas vezes a constelação na imaginação.

Com os bonecos, a constelação segue mais ou menos o mesmo curso da constelação em grupo. A pessoa chega com um assunto, tema ou objetivo. Então, peço para a pessoa posicionar os bonecos. Assim como quando o constelado posiciona as pessoas, ao montar a cena com os bonecos já temos um primeiro diagnóstico. Sabemos o que cada posição representa. Se um está ao lado do outro, de que lado está, para onde cada um olha, etc. Então, ao passo que em grupo, num segundo momento deixamos a coisa acontecer e os representantes expressarem sentimentos e fazerem movimentos, com os bonecos o constelado irá sentir a cena, as posições e sensações de cada um dos bonecos. Assim, vamos também fazendo movimentos e dizendo frases (que costumamos chamar de frases de solução e que são super utilizadas tanto nas constelações individuais como nas em grupo). E assim vamos seguindo para a terceira etapa, que é efetivamente a CONSTELAÇÃO, no sentido de buscar uma posição de paz e conforto para todos os representantes. NO caso da constelação em grupo, os representantes vão nos oferecendo e demonstrando essas informações, enquanto o constelador vai lendo o campo. No caso da constelação individual, constelador e constelado estão presentes e em sintonia, fazendo toda a leitura.

Em termos de efeitos, ambas as formas chegam aos mesmos resultados. Podem acreditar, na constelação individual os bonecos “ganham vida”, quem já fez, sabe do que estou falando.

Vejo, portanto, que é mais uma questão de escolha pessoal. Algumas pessoas , especialmente as mais céticas, as vezes preferem o grupo, por que vêem ali alguém que está representando sua mãe dizer coisas que só sua mãe diria. Mas vejo que muita gente prefere a individual para não expor sua questão em público, e mesmo para ter essa experiência de vivenciar cada um dos papeis. Eu, tanto como constelada como consteladora, adoro as duas formas e pratico ambas.

E você, já fez constelação familiar? tem vontade de conhecer?

se quiser, entre em contato comigo que sempre tenho grupos e você pode vir para ouvir mais a respeito e participar como representante para ver , sentir e compreender como funciona. A partir daí, pode escolher se prefere constelar em grupo, ou individualmente.

Sair da versão mobile